PM-SP identifica agente que não ajudou um jovem ameaçado por homem armado

Atualizado em 14 de novembro de 2023 às 20:26
Homem armado ameaça jovem negro e policial militar fica parada de braços cruzados. Foto: Reprodução

A agente da Polícia Militar que alegou estar fora do expediente ao testemunhar um incidente no qual um jovem negro foi ameaçado por um homem armado em frente a uma estação de metrô em São Paulo foi identificada pela própria Polícia Militar (PM).

Segundo a Secretaria da Segurança Pública (SSP), ela enfrentará medidas tanto criminal quanto disciplinarmente devido à conduta omissa registrada nas imagens, considerada grave por não estar em consonância com as expectativas da sociedade e as responsabilidades inerentes a um profissional de segurança pública, que deve agir prontamente ao presenciar um crime, independentemente de estar ou não em serviço.

A SSP enfatizou que todos os policiais militares passam por treinamentos, independentemente da área em que atuam, e, de acordo com a PM, a policial foi negligente no caso. O incidente foi capturado em vídeo no último domingo (12/11) em frente à estação Carandiru do metrô, na zona norte de São Paulo, e divulgado pelo site Ponte Jornalismo.

Nas imagens, um homem armado, identificado como Paulo, ameaça o jovem negro, enquanto a policial militar, informada sobre o ocorrido, desconsidera a situação, orientando a pessoa que está filmando a ligar para o número de emergência 190.

O vídeo mostra o jovem negro sendo acusado de tentativa de assalto, embora não estivesse armado. Diante da ameaça, ele pede desculpas, ficando visivelmente assustado.

Após um breve momento em que o jovem consegue se afastar do agressor, a policial intervém, dando um chute no rapaz. O vídeo termina quando a policial parte para cima da testemunha que está filmando. O incidente gerou críticas à atuação da policial, questionando a falta de ação diante da ameaça evidente.

Participe de nosso canal no WhatsApp, clique neste link

Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link