Polícia do mundo humilhada. Por Gilberto Maringoni

Atualizado em 15 de agosto de 2021 às 14:16
Guerra no Afeganistão. Foto: Wikimedia Commons

O professor Gilberto Maringoni, que leciona relações internacionais, fala sobre a derrota do governo do Afeganistão, alinhado aos Estados Unidos, para o Talibã neste domingo (15). A ‘polícia do mundo’ americana foi derrotada.

LEIA MAIS:

1 – Hoje “bolsonarista”, Sérgio Reis chamou Lula de “último suspiro do povo” e cantou na posse de prefeitos do PT

2 – “Cigarro faz bem”, disse Olavo de Carvalho, internado em estado grave em SP com infecção generalizada

Publicado no perfil do autor no Facebook

Caiu Cabul.

Os Estados Unidos saem humilhados do Afeganistão, após exatos vinte anos de invasão, na esteira da guerra ao terror.

Embora não haja cenas espetaculares e o contexto seja completamente outro, a tarefa principal agora – assim como na tomada da então Saigon, em 1975 pelos vietnamitas – é organizar a fuga de seu pessoal da embaixada.

Ambos ataques bárbaros tiveram o mesmo tempo de duração (Vietnã 1955-75 e Afeganistão 2001-21).

Já se pode montar uma série histórica do fôlego imperial entre exibição sanguinária de força e saída com o rabo entre as pernas.

Homem armado no Afeganistão. Foto: Wikimedia Commons

ENTENDA O CASO NO AFEGANISTÃO

Ashraf Ghani, presidente do Afeganistão, deixou o país neste domingo (15). Informação é segundo canal de notícias afegão TOLOnews. Isso ocorre horas depois de o grupo extremista Talibã cercar Cabul, a capital do país.

Um alto oficial do Ministério do Interior afegão disse à agência de notícias Reuters que Ghani embarcou para o Tajiquistão, que faz fronteira com o sul do Afeganistão.

Ainda de acordo com a agência, o gabinete da Presidência afegã não confirma a movimentação do mandatário “por questões de segurança”.

Mais cedo, o ministro do Interior, Abdul Sattar Mirzakwal, havia anunciado uma “uma transferência pacífica de poder para um governo de transição”, mas não deixou claro quem o iria compor.

O cerco

Talibã chegou aos arredores de Cabul e cercou a capital afegã por várias frentes, informou o Ministério do Interior do Afeganistão. O grupo extremista defende uma rendição pacífica do governo afegão.

Gabinete da presidência do Afeganistão afirmou que disparos foram ouvidos em algumas partes de Cabul, mas tranquilizou a população e declarou que a situação está sob controle das forças de segurança. Já o ministro do Interior, Abdul Sattar Mirzakwal, gravou um vídeo em que garante uma “transferência pacífica de poder”.