Sem categoria

Polícia encontra cocaína em blocos de mármore, em caso semelhante ao do Helicoca. Por Joaquim de Carvalho

O momento do flagrante no helicóptero

Reportagem publicada no dia 3 de outubro, a propósito da prisão do empresário Elio Rodrigues e do presidente da Deportiva Ferroviária, Edney Costa, nesta quarta-feira (6), em Vila Velha, quando um contêiner com mais de 200 quilos de cocaína foi apreendido. Na reportagem do dia 3 de outubro, o jornalista Joaquim de Carvalho apontava a ligação entre Elio Rodrigues, o Helicoca e o clube de futebol profissional Deportiva Ferroviária.

 

A imagem é impressionante. A retroescavadeira levanta uma bola (de concreto ou ferro) e solta num bloco de mármore.

Na primeira vez, nada acontece.

Na segunda, o gigantesco bloco de mármore se parte.

O braço mecânico do trator sacode o bloco de mármore e se vê lá dentro, como o recheio de um ovo de páscoa, tabletes de pasta pura de cocaína.

“Ele botam isopor, mano!”, constata um dos que gravam a cena, provavelmente policial.

A operação foi em uma marmoraria de Cachoeiro do Itapemirim, no Espírito Santo, conduzida pela Policia Federal na semana passada.

Foi o desdobramento de uma operação que guarda semelhanças com o caso dos 445 quilos de pasta base de cocaína apreendidos em novembro de 2013 num helicóptero da família do senador Zezé Perrella.

A operação, chamada Blockbuster, localizou traficantes mexicanos instalados em Belo Horizonte e Nova Lima, Minas Gerais, que usavam o porto de Vila Velha, no Espírito Santo, para transportar cocaína produzida na Colômbia.

Segundo o chefe da Delegacia de Repressão a Drogas da Polícia Federal, Leonardo Damasceno, em geral, os blocos saíam do Porto de Vitória, seguiam para Santos, no litoral de São Paulo, de onde eram levados para o continente europeu.

No caso, segundo a polícia, a cocaína seria transportada para a Bélgica.

A rota não é a única coincidência com o caso que envolveu o helicóptero da família do senador — que foi inocentada pela Polícia Federal, que, com base na investigação, concluiu que o piloto dos Perrella usou a aeronave sem o consentimento dos proprietários.

Outra coincidência é a quantidade de droga — quase meia tonelada — e o mármore.

Um dos envolvidos no caso Helicoca, o empresário Elio Rodrigues, declarou à polícia que uma de suas fontes de renda era a marmoraria Arte Rochas, em Itapemirim.

Em outro depoimento no processo, Elio Rodrigues é apresentado como dono de uma empresa de granito em Cachoeiro de Itapemirim — além do mármore, a PF encontrou droga escondida em granito.

Elio chegou a ser indiciado, denunciado e processado por tráfico de drogas, apontado como a pessoa que comprou a fazenda onde o helicóptero pousou.

Existe imagem da presença dele numa agência bancária, em que faz o depósito do sinal para a compra da fazenda.

Com a quebra de sigilo telefônico, descobriu-se que Elio também trocou mensagens com o empresário Robson Ferreira Dias, este preso em flagrante, quando ajudava a descarregar a droga do helicóptero e colocar em seu carro.

No depoimento, Elio contou que conheceu Robson por tratativas para a negociação de um jogador de futebol profissional para o Desportiva Ferroviária, de Vitória.

Mas negou participação no tráfico de cocaína.

Com a descoberta de utilização de marmoraria para ocultar cocaína transportada para a Europa, a suspeita sobre Elio poderia aumentar.

Mas Elio já foi excluído do processo por decisão judicial, que aceitou o pedido da defesa de que não havia provas suficientes sobre o envolvimento dele com a droga apreendida no helicóptero.

Por enquanto, apenas quatro pessoas respondem pela apreensão da droga transportada no helicóptero — dois pilotos, o empresário Robson e um jardineiro, contratado para fazer o trabalho braçal.

Quase quatro anos depois, eles ainda não foram julgados. Também não se sabe quem são os reais proprietários da cocaína. No processo, o nome que aparece é Halley, que ninguém sabe quem é.

.x.x.x.x

PS: O termo Helicoca volta a ser usado pelo DCM, depois que o Tribunal de Justiça do Distrito Federal esclareceu, no recurso apresentado pelo site, que a palavra pode ser utilizada.

Joaquim de Carvalho

Jornalista, com passagem pela Veja, Jornal Nacional, entre outros. joaquimgilfilho@gmail.com

Disqus Comments Loading...
Share
Published by
Joaquim de Carvalho

Recent Posts

Os estudantes presos e os farsantes de uma democracia disfuncional. Por Moisés Mendes

Joe Biden é o mais republicano dos democratas. As circunstâncias o levaram a ficar diante…

4 horas ago

Consumidor paga mil vezes menos por joia de ouro com diamantes de marca de luxo

Rogelio Villarreal, um cirurgião residente no estado de Tamaulipas, no México, ficou surpreso ao deparar-se…

5 horas ago

De origem judia, candidata à presidência dos EUA é presa em ato pró-Palestina

Jill Stein, candidata nas eleições presidenciais do EUA pelo Partido Verde, foi detida no último…

6 horas ago

Casas Bahia renegocia dívida com bancos e CEO comemora: “Bastante satisfeitos”

O grupo Casas Bahia anunciou ao público neste domingo (28) a conclusão de um acordo…

6 horas ago

Atos pró-Palestina em universidades dos EUA levam mais de 200 à prisão

  Mais de 200 manifestantes foram detidos no sábado (27), nas universidades Northeastern, Arizona, Indiana…

7 horas ago

Brasil espera taxação de super-rico enquanto Congresso vive farra do lobby. Por Sakamoto

Por Leonardo Sakamoto É boa notícia que a proposta do governo Lula de regulamentação da primeira etapa…

7 horas ago