Políticos estão ansiosos por pesquisa em SP; Saiba quando sai

Relatório do Ipespe será divulgado nesta sexta (18)

Atualizado em 17 de fevereiro de 2022 às 20:04
Políticos vão analisar pesquisa de São Paulo
Políticos vão analisar pesquisa de São Paulo

O Instituto Ipespe deve divulgar uma nova pesquisa eleitoral em São Paulo na sexta-feira (18). Políticos de todas as ideologias estão ansiosos para os números do relatório da empresa. Isto porque o estado é considerado o mais importante para os presidenciáveis e partidos.

Os pré-candidatos à presidência sabem que um palanque forte em SP pode influencia na disputa pelo governo federal. Não por acaso Jair Bolsonaro bateu o pé para escolher Tarcísio de Freitas (PL) e Lula tem feito de tudo para que Fernando Haddad seja seu representante paulista.

Das últimas quatro eleições, apenas Jair Bolsonaro venceu em São Paulo e conseguiu se tornar presidente. Mesmo assim, segundo a opinião dos presidenciáveis, o local é responsável por levantar discussões que permeiam o debate público durante a corrida eleitoral.

Leia também:

1- Distância entre ex-presidente e Bolsonaro recua em nova pesquisa; veja números

2- Dono do orçamento secreto, Lira revela se apoiará ex-presidente ou Bolsonaro

3- Ex-presidente diz que sequer considera Moro candidato: “Sem toga, não vale nada”

Partidos querem avaliar pesquisa em SP

Já os partidos possuem outra preocupação quando o assunto é eleição em SP: ter o maior orçamento do país na mão. Na avaliação de diversas agremiações, o PSDB só não se tornou totalmente irrelevante porque ainda tem o controle do maior estado do Brasil.

Tirar a máquina paulista das mãos dos tucanos tiraria força da sigla e, consequentemente, minaria uma possível candidatura da legenda à presidência em 2026. Os psdbistas sempre foram acusados de tratarem São Paulo como um “trampolim” para a eleição presidencial.

Faltando poucas semanas para a abertura da janela partidária, o novo relatório do Ipespe deverá fazer com que alguns grupos políticos definam seus apoios. Além disso, poderá ser fundamental para uma federação ou não entre PT e PSB.

Participe de nosso grupo no WhatsApp clicando neste link

Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link