Governador de PE reage após fala xenofóbica de Bolsonaro

Atualizado em 4 de fevereiro de 2022 às 21:50
Paulo Camara usando terno preto, gravata azul com branco. Ele não tem barba e seus cabelos sao pretos. Sua pele é branca
Governador do PE relembrou falas xenófobas de Bolsonaro. Foto: Leo Caldas

O governador do Pernambuco, Paulo Câmara (PSB), presidente do Consórcio Nordeste, reagiu, nesta sexta (4), à declaração do presidente Jair Bolsonaro (PL) que se referia aos nordestinos como “pau de arara”. O chefe do Palácio do Campo das Princesas relembrou que o presidente já se referiu aos nordestinos como “paraíbas” e “cabeçudos”.

“Essa reiterada prática de repetir estigmas e preconceitos só contribui para manter o país dividido e ampliar a cortina de fumaça em torno de um governo que desmontou políticas públicas, desdenhou de milhares de mortes pela Covid-19 e trouxe de volta a inflação, aumentando as desigualdades. Respeite o povo do nordeste”, disse Câmara.

Bolsonaro falou sobre a expressão em sua live semanal na última quarta (2). O presidente comentou sobre a revogação de decretos de luto oficial e errou o local de nascimento de Pare Cícero, religioso admirado no estado do Ceará e outras regiões do Nordeste. Ao falar com assessores, Bolsonaro chamou nordestinos de “pau de arara”.

Leia mais:

1 – Paulo Coelho ironiza governo Bolsonaro e anuncia “nota de despejo”

 

2 – Onyx confirma que vai deixar governo Bolsonaro para concorrer em eleições

 

3 – Ranfolfe chama Aras de “serviçal de Bolsonaro” e pede afastamento do PGR

Fala de Bolsonaro repercutiu entre outros políticos da região

O senador Renan Calheiros (MDB), que também foi ex-relator da CPI da Covid, disse que “Bolsonaro despreza os nordestinos. Não é primeira vez que se refere aos bravos conterrâneos de maneira preconceituosa, depreciativa. Nos chama de “Paraíba”,” pau de arara”… Em 2018 ele perdeu por aqui. Obteve 30,3% dos votos contra 69,7% de Haddad. O Nordeste saberá dar a resposta.”

Já o senador Rogério Carvalho (PT-SE), afirmou que “Bolsonaro não sabe nada sobre o Brasil e muito menos sobre o Nordeste. Ele revela todo preconceito e desrespeita nosso povo. Bolsonaro, tenho muito orgulho de ser nordestino e é por essas e outras que você sairá do Planalto para lata do lixo da história”.

Participe de nosso grupo no WhatsApp clicando neste link.

Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link.