Por que o Globo de Ouro de Homeland é um bom sinal

Atualizado em 15 de janeiro de 2013 às 10:00

image

A série mostra, ainda que moderadamente, a raiz do ódio dos islâmicos pelos Estados Unidos

 

Achei que não encontraria série policial melhor que a primeira temporada de The Killing, em que o novo noir escandinavo voou alto sob o comando carismático da detetive Sarah Lund – uma quarentona bonita, gostosa em seu pulôver que virou mania mundial, obcecada em combater o crime na sua Dinamarca.

Também imaginei que nada de interessante em seriados policiais sairia dos Estados Unidos.

Foi então que vi Homeland.

Antes de tudo: clap, clap, clap. Aplausos de pé.

Gostei de saber que Homeland ganhou ontem o prêmio de melhor série do Globo de Ouro, na categoria drama. Merecida também a escolha dos dois protagonistas, Damian Lewis e Claire Danes, como melhor ator e melhor atriz.

Homeland é tão bom quanto Killing, com o mérito adicional de ter sido feito em circunstâncias particularmente complicadas. Homeland gira em torno do conflito entre os Estados Unidos e o islamismo. Seria fácil a história ser maniqueísta, ao estilo de Rambo: os bons contra os maus.

Mas não. Homeland capta a complexidade do conflito, e com isso presta um serviço ao público americano. Faz pensar. Mostra o outro lado.

Um sargento americano dado como morto no Iraque reaparece. Nos Estados Unidos, é tratado como um herói da Guerra ao Terror. Mas uma agente da CIA desconfia de que ele se tornou um agente do Al-Qaeda.

Se tornou?

Ele viu muita coisa no Oriente Médio. Foi escolhido para ensinar a inglês para o filho de um líder islâmico. Logo se apegou ao garoto, que acabaria morrendo num ataque das máquinas automáticas de matar chamadas drones – os aviões sem tripulação que, teleguiados do Pentágono, disparam bombas que têm matado civis em enorme quantidade no Oriente Médio. O pai da criança morta diz ao sargento americano: “E depois dizem que nós somos terroristas …”

Homeland, mais que uma série, é um sinal. Estariam os americanos acordando do longo sono durante o qual uma elite pequena, poderosa e predadora transformou o país num campeão da iniquidade social interna e brutalidade militarista externa? O movimento Ocupe Wall St é outro sinal.

Clap, clap, clap. Aplausos esperançosos. De pé.

Leia mais: Claire Danes e o terrorismo, o transtorno bipolar e o marido curioso.

Leia mais: “Homeland” e a arte de embalar terrorismo com amor

Leia mais: O triunfo de Homeland no Emmy é uma boa noticia para todos nós.