Sem categoria

Por que o tratamento precoce com cloroquina causou o caos na luta contra a covid. Por Flor Ernestina Martinez

“Capitã Cloroquina” na CPI da Covid. Foto: Reprodução/TV Senado

Pela intensidade da defesa, fica muito claro que a estratégia principal, senão a única, de enfrentamento da pandemia deste governo foi o mal denominado “tratamento precoce”.

A pergunta que ainda não está clara e que os senadores devem se esforçar para esclarecer é por quê?

A pandemia gerou problemas não só na saúde, mas também na economia.

É muito difícil focar na economia se o problema sanitário não está controlado. Então, se o governo realmente quisesse solucionar algo teria de se esforçar em construir estratégias múltiplas capazes de impactar o problema em diferentes níveis.

Para todos nós, o objetivo obvio seria fazer o necessário para terminar a pandemia e a pergunta que ficaria seria: como? Usando quais ferramentas?

Antes de mais nada, é necessário concordar que não estamos falando de uma fotografia de hoje. Estamos falando de um filme que já dura 15 meses e que com algumas ações poderia tomar um novo rumo na medida em que novos conhecimentos, novas ferramentas fossem colocadas a disposição.

Vamos a alguns exemplos.

Uma vez que se sabe que a transmissão é por ar o uso de máscaras devia ter sido incentivado, promovido, sendo em todos, um consenso.

Uma vez que se identifica a alta transmissibilidade a necessidade de distanciamento social deveria ter sido um consenso também.

Na medida em que foi conhecido que o SARS-CoV-2 produzia infecção sem doença em cerca de 30% dos casos e doença sintomática leve em mais 55%, casos moderados e graves 10% e críticos em 5%, estratégias para cada um destas formas de apresentação clínica deveriam ter sido montadas.

Ah! Mas como saberíamos quem ia evoluir de uma ou outra forma?

A resposta é o acompanhamento.

Se os agentes de saúde que soubessem de um caso fizessem a visita domiciliar diária medindo temperatura, frequência respiratória, oximetria, eles além de orientar a população sobre o isolamento em casa, ainda poderiam orientar as autoridades.

Também poderiam ter aplicado testes rápidos em sintomáticos, e ou orientar a busca ativa em contatos e o isolamento social.

Esta ação ajudaria a facilitar o acesso de casos moderados serem avaliados por equipes especializadas sobre a necessidade de internação.

Não existe tratamento específico antiviral identificado até agora fora do ambiente hospitalar e muito foi aprendido para diminuir a letalidade da doença nas formas críticas desde que os pacientes tenham oportunidade de chegar a um centro especializado.

Conforme o tempo passou e as vacinas começaram a ser uma possiblidade real, o foco deveria ter sido principalmente este, inclusive com o destino de recursos muito maior, inclusive com a possiblidade de gerar as próprias vacinas.

Dito isto então algumas perguntas ainda estão sem resposta;

  1. Por que a insistência no kit covid em detrimento de estratégias mais baratas como o uso de máscaras que poderiam ter sido distribuídas a população ensinando sobre seu uso adequado?
  2. Por que não valorizar a utilidade do isolamento social quando ele era necessário?
  3. Fica a dúvida se isto foi por desconhecimento ou foi proposital e a pergunta seria então, qual era o objetivo, aonde queriam chegar no manejo da pandemia?
  4. Queriam atingir imunidade coletiva apesar de saber que isso custaria a vida de milhões de brasileiros?
  5. Alguém deve comparar quanto o governo gastou em tratamento precoce e quanto em consecução de vacinas.Flor Ernestina Martinez é médica e atua nos estados da região Norte.

 

 

Jose Cassio

JC é jornalista com formação política pela Escola de Governo de São Paulo

Disqus Comments Loading...
Share
Published by
Jose Cassio

Recent Posts

Ao CNJ, Gabriela Hardt admite erro em caso da Lava Jato e critica sucessor de Moro

Gabriela Hardt, conhecida por seu papel como juíza substituta nos casos da Lava-Jato no Paraná,…

26 minutos ago

Filhos do fundador das Casas Bahia brigam na justiça pela herança do pai

A disputa pela herança de Samuel Klein, fundador da Casas Bahia, atingiu um novo patamar…

1 hora ago

Ação contra ex faz juíza dos EUA se irritar com Valdemar e pedir sua presença no país

Nesta quinta-feira (2), uma audiência judicial virtual nos Estados Unidos envolvendo um processo movido pelo…

2 horas ago

Essencial: Lula envia R$ 55 milhões ao RS; Bruno Paes Manso fala ao DCM sobre ligações de prefeituras com o PCC

https://www.youtube.com/watch?v=4KyxpJKiyLo Professor Viaro faz o giro de notícias e entrevista os escritores Bruno Paes Manso…

2 horas ago

Chuvas no RS: Leite faz demagogia, mas aprovou só R$ 50 mil para Defesa Civil

  Já são 134 municípios gaúchos registrando problemas decorrentes dos altos volumes de chuva dos…

3 horas ago

Remoer o passado ou respeitar o presente? Por Kakay

O argumento usado pelo Presidente Lula e por alguns ministros sobre a não instalação da…

3 horas ago