Destaques

Povo está consciente da desigualdade e popularidade do governo Bolsonaro cai. Por José Dirceu

José Dirceu. Foto: Reprodução/Nocaute

Publicado originalmente no site Poder360

POR JOSÉ DIRCEU, ex-ministro do governo Lula

A recente pesquisa Oxfam, amplamente divulgada, constata uma inédita e bem-vinda tomada de consciência da maioria dos brasileiros e brasileiras da gravidade da profunda desigualdade que divide o Brasil. E mais importante: o firme apoio e a consciência de que o desenvolvimento só vem com equidade, com igualdade. Para alcançá-la, se faz necessária uma reforma tributária: 8 em cada 10 brasileiros e brasileiras acreditam que não é possível progresso sem redução das desigualdades.

LEIA – Chegamos ao limite, Bolsonaro tem que ser detido. Por José Dirceu

A pesquisa foi realizada num momento dramático em que vivemos uma tragédia humanitária, com 150 milhões de casos de covid-19 no mundo e 3,47 milhões de vidas perdidas –16 milhões de casos e 450 mil vidas perdidas no nosso país. Onde, graças à pressão das oposições e da sociedade, o Congresso Nacional, apesar do presidente e do governo, aprovou um auxílio emergencial no ano passado de R$ 600 que não somente evitou um agravamento da recessão e do desemprego como impediu que o povo fosse empurrado para a miséria e a pobreza.

LEIA MAIS – Com medo de um governo popular, EUA conciliam com Bolsonaro, diz José Dirceu

Mais uma vez, provou-se, na prática, a eficácia de políticas de distribuição de renda. No entanto, o auxílio foi suspenso pelo governo em dezembro de 2020 e restabelecido, em março de 2021, com valores inferiores e insuficientes para a reprodução adequada da vida.

Outro dado importante da pesquisa foi a ampliação do apoio da população –84% dos entrevistados– ao aumento da tributação para os mais ricos, apesar da resistência secular das nossas elites e de a maioria do Congresso sequer discutir e ou pautar o tema. Pela primeira vez, 54% também apoiam o aumento de impostos para todos como forma de financiar políticas sociais, saúde, educação, habitação.

MACHISMO E RACISMO

Chama a atenção que essa posição firme da maioria da população sobre a desigualdade e sua relação com a distribuição da renda e riqueza, pois é disso que se trata, vai além da defesa da tributação dos mais ricos e de um sistema progressivo geral de impostos. Entre a população, já existe a firme convicção de que nossa sociedade é também machista e racista, o que leva à demanda por políticas de igualdade de gênero e raça.

No fundo, o que a maioria quer é um sistema tributário justo que financie políticas sociais universais e inclusivas como única forma de reduzir, como manda nossa Constituição Federal, a vergonhosa desigualdade social que nos persegue há séculos, onde, hoje, 1% de nossa população detém quase 1/3 da renda nacional e 10% a metade.

Essa consciência cresceu na pandemia onde as desigualdades ficaram à mostra de todos e todas. Em 2019, só 31% apoiavam o aumento em geral de impostos; hoje são 56%. Antes só 77% queriam o aumento de impostos sobre os ricos, hoje são 84%. E 94% querem que os impostos beneficiem os pobres.

Ao contrário do senso comum tão útil à nossa direita e elite, 86% do nosso povo sabe que sem redução da desigualdade não haverá progresso, crescimento, desenvolvimento. E 85% opinam que essa tarefa é do governo e que, somente assim, se reduzirá a diferença abismal que temos entre os mais ricos e os mais pobres. Apesar dessa crença, 64% estão pouco otimistas sobre a possibilidade de essa mudança estrutural ocorrer nos próximos anos.

Em geral, cresce o nível de consciência social e político do nosso povo. 60% não acreditam, ao contrário do senso comum, que o trabalho seja o caminho para diminuir esse abismo social ou que basta aos mais pobres ascender socialmente para alterar o quadro de desigualdade; 52% estão convencidos de que não basta a educação para uma vida bem-sucedida; para 67%, ser mulher impacta na renda; para 58%, ser negro ou negra implica menores salários; para 76%, a cor da pele pesa na busca do emprego; e 84% opinam que a polícia leva em conta a cor da pele na abordagem de suspeitos e a Justiça, nas sentenças.

Por consequência, o investimento em educação, direitos iguais para homens e mulheres e o combate à corrupção ganham nota 9,6, seguidos pelo aumento do emprego, investimento em saúde e combate ao racismo, com nota 9,1. Enquanto isso, 62% veem a saúde como prioridade –não apenas o acesso a saúde, mas a universalidade no atendimento dos postos de saúde aos hospitais, defendidas por 73% numa clara defesa do SUS.

AVALIAÇÃO NEGATIVA

Simultaneamente, a XP publicou sua 9ª pesquisa que mostra o aumento da reprovação e rejeição do governo Bolsonaro. Da 1ª pesquisa até essa, a avaliação do governo como ruim ou péssimo foi de 31% para 50%; do ótimo e bom, caiu de 40% para 21%.

No Brasil, 60% dos cidadãos consideram que nossa economia está no caminho errado. Um dado que chama a atenção é a queda também significativa na imagem das Forças Armadas: de 70% para 58% no mesmo intervalo. 60% desaprovam a maneira de administrar o país, 47% têm expectativa ruim e péssima para o final do mandato e somente 29% consideram o governo ótimo ou bom.

Para 46% a corrupção aumentou muito, ao contrário do discurso e da propaganda oficial; em janeiro, de 2019 só 16% avaliavam que a corrupção crescia; só 16% consideram que ela vem diminuindo. Continua pessimista o estado de ânimo com relação ao emprego: 52% consideram que podem perder o emprego.

Um outro dado relevante, dado o negacionismo de Bolsonaro e mesmo sabotagem da vacinação, é o desejo de 60% de se vacinar –aos quais se somam os 28% dos entrevistados que disseram já ter se vacinado. Só 6% admitem que podem ou não se vacinar.

Resultado: 58% considera ruim e péssima a atuação do governo na pandemia.

Sobre as eleições de 22, mesmo considerando que falta 1 ano e meio para elas, também o presidente Bolsonaro vai mal. Perde no 2º turno para praticamente todos os candidatos ou empata com eles. Para Lula, que na pesquisa é seu mais provável competidor, perde no 2º turno por 45% a 36%.

Chama a atenção na pesquisa o reaparecimento da fome e miséria entre os principais problemas do país apontados pelos entrevistados, logo após a saúde, o desemprego e a corrupção. Em seguida, estão a educação, a violência e o custo de vida.

NA CONTRAMÃO

A pesquisa da Oxfam sobre o peso da desigualdade no país e a da XP sobre a avaliação do governo sinalizam, abertamente, que o apoio do governo Bolsonaro ao neoliberalismo está na contramão  da opinião e convicção da maioria do nosso povo sobre o papel do governo e do Estado na promoção da igualdade social.

No mesmo sentido, o governo tem se caracterizado por desmontar e desconstituir toda e qualquer política com relação a igualdade de gênero e raça; não passa um dia sem atacar a cultura, a educação e a ciência; e seu negacionismo e obscurantismo não têm limites e se transformariam em política de Estado não fosse a resistência da oposição, da maioria da sociedade e do próprio Congresso e Judiciário. Seu descaso criminoso com relação à saúde pública e universal e ao SUS ficou mais do que comprovado na pandemia e, agora, é exposto pela CPI.

Em resumo, o governo se contrapõe ao sentimento expresso na pesquisa Oxfam pela maioria do nosso povo de que é seu dever constitucional reduzir a vergonhosa distância entre os mais ricos e pobre via um sistema tributário justo e solidário capaz de reduzir as desigualdades e financiar políticas sociais de saúde, educação, habitação. Mais importante é a consciência da maioria da sociedade de que não é possível o progresso e o desenvolvimento sem redução da desigualdade.

Diario do Centro do Mundo

Disqus Comments Loading...
Share
Published by
Diario do Centro do Mundo

Recent Posts

X, de Elon Musk, admite ao STF que contas bloqueadas no Brasil burlaram restrições

A rede social X, de Elon Musk, admitiu na última sexta-feira (26) ao Supremo Tribunal…

10 minutos ago

Socialite Regina Gonçalves nega casamento com motorista e denuncia roubo de joias

No retorno ao seu apartamento no Edifício Chopin, em Copacabana, a socialite Regina Gonçalves, de…

40 minutos ago

Filho de Almirante Negro responde ofensas de comandante ao pai: “Herói do povo”

Adalberto Cândido, o único filho vivo de João Cândido Felisberto, conhecido como o "Almirante Negro",…

53 minutos ago

As polêmicas da trajetória de Anderson Leonardo, do grupo Molejo

Anderson Leonardo, vocalista do Molejo, que morreu aos 51 anos na última sexta-feira (26) vítima…

1 hora ago

VÍDEO – Homem negro é morto durante abordagem policial nos EUA: “Não consigo respirar”

Frank Tyson, um homem negro de 53 anos, morreu em Ohio, nos Estados Unidos, após…

2 horas ago

Funcionários de prefeituras de SP eram subornados por integrantes do PCC para vencer licitações, diz MP

O Ministério Público de São Paulo descobriu que o PCC estava envolvido em um esquema…

3 horas ago