Prática de tiro vira febre com mais de mil licenças concedidas no governo Bolsonaro

Atualizado em 30 de janeiro de 2022 às 11:39
A imagem de Bolsonaro com um fuzil
Jair Bolsonaro e seu fuzil Crédito: Carolina Antunes/PR

Dados divulgados pela reportagem do jornal O Globo mostram que o universo armamentista teve um crescimento grande no último ano, em pleno governo Bolsonaro. Até o mês de novembro de 2021, o Exército concedeu 1.162 novos registros por dia a Caçadores, Atiradores e Colecionadores (CACs).

LEIA MAIS:

1 – Elio Gaspari sobre cassação de títulos de Costa e Silva e Médici: “Justo”

2 – Amoêdo sofre nova derrota dentro do Novo de SP

3 – Produtora de “O Caso Celso Daniel” foi a prêmio de Moro nos EUA e é ex-sócia de ministro de Temer

Armas e tiro no governo Bolsonaro

Esse valor é mais que o dobro dos 567 contabilizados diariamente no ano anterior. Para esse público pujante de apreciadores de armas, o mercado tem oferecido cada vez mais serviços como clubes de tiro de luxo com funcionamento 24 horas, treinamento exclusivo para mulheres e até hotel rural com espaços para a prática de “tiroterapia” em família.

Em espaços de convivência, segundo o jornal, é possível degustar, a pedidos, charutos ou bebidas temáticas como a vodka russa Kalashnikov, que leva o nome do inventor do AK-47 e cuja garrafa imita uma munição de fuzil. Alguns contam com cozinhas sob supervisão de chefs renomados, além de piscina aquecida e quadra de beach tennis.

Com a política de flexibilização do acesso a armas, número de brasileiros com suas carteirinhas ativas de CAC chegou a quase meio milhão no último ano, quase o triplo de 2019. Essas informações foram obtidas via Lei de Acesso à Informação (LAI), junto ao jornal e aos institutos Igarapé e Sou da Paz.

A volta dos trabalhos no Congresso nessa semana pode levar o Senado a retomar a discussão de uma das propostas de alteração na lei com mais potencial de impactar esse público. O PL 3.723/2019, do Executivo, tem a pretensão de alterar o Estatuto do Desarmamento de 2003, que limitou o acesso a armas e munições no Brasil.

Desde então, o porte foi proibido para civis, com exceções para poucas categorias profissionais, e a posse — o direito de ter a arma em casa ou no trabalho — passou a ter uma série de restrições.

Presidente Jair Bolsonaro tem apoiado o afrouxamento das regras: em sua gestão foram 14 decretos presidenciais, 14 portarias de órgãos de governo, dois projetos de lei e duas resoluções com esse intuito. Porém, boa parte foi contestada no Superior Tribunal Federal (STF).

Sob o argumento da busca de segurança jurídica, os armamentistas apostam agora no PL para consolidar, no texto da lei, algumas regras já alteradas.

Participe de nosso grupo no WhatsApp clicando neste link

Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link