“Procedimento do século”: Entenda todos os detalhes sobre a cirurgia de Lula no quadril

Atualizado em 29 de setembro de 2023 às 9:08
Presidente Luiz Inácio Lula da Silva. (Foto: Sérgio Lima/Poder360)

Desde o início de 2023, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) vem compartilhando questões relacionadas às suas dores na cabeça do fêmur, um problema com o qual tem lidado há vários anos. Essa constante desconforto o levou a tomar uma decisão: submeter-se a uma cirurgia de substituição da articulação do quadril, afetada pela lesão.

A artroplastia total de quadril, à primeira vista, pode parecer intimidadora, mas com índices notáveis de satisfação e uma taxa de complicações relativamente baixa, essa cirurgia já foi considerada o “procedimento do século XX”. Médicos afirmam que, após passar pelo procedimento, muitos pacientes se questionam por que não fizeram a cirurgia antes. Para se ter uma ideia, apenas no Sistema Único de Saúde (SUS), são realizadas cerca de 20 mil cirurgias desse tipo a cada ano.

Embora o procedimento seja complexo e envolva riscos, a taxa de mortalidade é baixa. Para minimizar efeitos adversos após a cirurgia, os pacientes precisam seguir rigorosamente um conjunto de cuidados.

Entendendo o Quadril

Os médicos explicam que o quadril é uma articulação, ou seja, um ponto de conexão entre dois ossos: a cabeça do fêmur (o osso mais longo do corpo, localizado na coxa) e a bacia, na área chamada acetábulo. Essa articulação é responsável por conectar a coluna vertebral aos membros inferiores e desempenha um papel fundamental em nossos movimentos diários, como caminhar, sentar, subir escadas e outros.

Doenças do Quadril

Existem duas categorias principais de doenças relacionadas ao quadril, sendo as relacionadas à articulação em si e aquelas extra-articulares, que ocorrem fora da articulação. As condições extra-articulares incluem tendinites e bursites. As doenças relacionadas à articulação, por outro lado, incluem a lesão labral, displasias e osteonecrose, além das artroses, que são o foco principal dessa matéria.

As artroses são caracterizadas pelo desgaste da cartilagem que reveste a articulação do quadril. Esse desgaste gradual pode resultar em dor e desconforto, pois, ao contrário da cartilagem, o osso é enervado e pode causar sensações dolorosas. A cartilagem age como uma almofada que absorve os impactos das atividades diárias. Quando a cartilagem se desgasta, o osso entra em contato com o osso, o que pode levar a uma série de problemas, incluindo dor, inflamação e limitações de mobilidade.

Imagem que explica como ocorre o procedimento médico no quadril. (Foto: Reprodução – Estadão)

Tratamento Inicial e Indicação Cirúrgica

O tratamento inicial para doenças do quadril geralmente envolve abordagens conservadoras, como medicamentos analgésicos, fisioterapia e, em alguns casos, infiltrações na articulação. A cirurgia de substituição da articulação do quadril, conhecida como artroplastia de quadril, é considerada apenas quando os tratamentos conservadores não são eficazes ou quando a condição do paciente se deteriora.

A cirurgia é realizada em casos clínicos onde os pacientes relatam dores crônicas e incapacitantes relacionadas ao quadril. Os médicos consideram a saúde geral do paciente antes de indicar a cirurgia, e alguns pacientes podem precisar perder peso e fortalecer os músculos antes do procedimento, dependendo da gravidade da situação.

Como a Cirurgia de Quadril é Realizada

A cirurgia de quadril pode ser realizada sob anestesia geral, raquianestesia ou bloqueios periféricos. Os cirurgiões fazem uma incisão na perna, geralmente na região posterior, expondo o quadril. A cabeça do fêmur danificada é removida, e a cartilagem restante no acetábulo (na bacia) é raspada. Duas peças protéticas, que podem ser feitas de metal ou cerâmica, são inseridas para substituir as partes removidas. Uma peça é encaixada na cabeça do fêmur e a outra no acetábulo.

Após a cirurgia, o paciente é incentivado a caminhar logo que possível para evitar complicações, como trombose. O uso de medicamentos anticoagulantes e meias elásticas também pode ser recomendado.

Segurança e Complicações

Embora a cirurgia de quadril seja considerada segura, não está isenta de riscos. No entanto, os altos níveis de satisfação e a baixa incidência de complicações contribuíram para que fosse reconhecida como o “procedimento do século XX”. Complicações graves, como infarto agudo do miocárdio, embolia pulmonar e acidente vascular encefálico, são extremamente raras, com menos de 0,5% de mortalidade global relatada.

Complicações mais comuns incluem anemia, infecções e trombose. Esses problemas podem ocorrer nos primeiros dias após a cirurgia, enquanto o paciente ainda está no hospital. A infecção é uma complicação que ocorre em menos de 1% dos casos e é cuidadosamente gerenciada com antibióticos e técnicas de assepsia rigorosas.

Perspectivas Futuras

Apesar do sucesso geral da artroplastia total de quadril, os médicos continuam buscando maneiras de aprimorar o procedimento. Isso inclui a pesquisa de materiais mais duráveis e métodos para melhorar a recuperação pós-cirúrgica. A utilização de robôs para o planejamento cirúrgico também está se tornando mais comum e precisa.

Além disso, espera-se que o Programa Nacional de Redução das Filas, lançado pelo Ministério da Saúde, ajude a reduzir o tempo de espera para cirurgias de quadril no Sistema Único de Saúde (SUS) e melhore o acesso a esse procedimento.

Participe de nosso grupo no WhatsApp, clicando neste link

Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link