Destaques

Contra medidas sanitárias, caminhoneiros negacionistas sacodem o Canadá

Protestos no Canadá contra as medidas sanitárias da covid-19. (Foto/Reprodução: Rfi)

Foi um fim de semana conturbado no Canadá. Opositores às medidas sanitárias contra a Covid-19 tomaram as ruas de Ottawa no sábado (29) e domingo (30). O movimento é liderado por caminhoneiros, que bloquearam uma importante rodovia no oeste do país.

A capital canadense é palco de um imenso movimento de protesto contra as medidas sanitárias e a vacinação anticovid. Milhares de pessoas participaram de uma manifestação em apoio a um grupo de caminhoneiros, autodenominado de “Comboio da Liberdade”. No domingo, eles bloquearam uma rodovia perto de Alberta, no oeste, um trajeto importante para o transporte de mercadorias entre o Canadá e os Estados Unidos.

Segundo o porta-voz da polícia federal em Alberta, Curtis Peters, ao menos uma centena de caminhões estavam estacionados no local. Os policiais se disseram “sob pressão e totalmente ocupados” devido ao bloqueio que permitia apenas que pedestres passassem. A mobilização pode se intensificar porque caminhoneiros de outras regiões, como os da Colúmbia Britânica, planejam aderir aos protestos e protestar por vários dias.

Na capital canadense, a polícia abriu investigações após a profanação de monumentos nacionais, além de comportamentos “ameaçadores, ilegais e intimidadores” contra a polícia. Uma viatura policial foi destruída pelos manifestantes.

“Fiquei revoltado ao ver manifestantes dançando sobre o Túmulo do Soldado Desconhecido e vandalizando o monumento da Guerra do Canadá”, tuitou o chefe das Forças Armadas canadenses, Wayne Eyre. Segundo ele, “as pessoas que participaram das degradações deveriam ter vergonha”.

Premiê foi levado a local secreto

A tensão era tão forte que o primeiro-ministro, Justin Trudeau, e sua família foram escoltados no sábado a um local secreto, por segurança, indicou a imprensa canadense. Diante de seu escritório, uma multidão realizou um panelaço exigindo “liberdade”.

Em entrevista a um canal de TV, o prefeito de Ottawa, Jim Watson, pediu que os manifestantes finalizassem o protesto para que a cidade pudesse retomar a normalidade. “Sinceramente, as pessoas estão se sentindo prisioneiras dentro de suas próprias casas”, declarou.

No Twitter, Watson denunciou o comportamento “ameaçador” de alguns manifestantes, particularmente contra jornalistas que trabalhavam na cobertura da mobilização. “Parem de intimidar e sejam respeitosos em relação a seus compatriotas”, tuitou.

A ONG Pastores da Esperança, que ajuda moradores de rua, também afirmou que seus empregados e voluntários foram assediados por alguns participantes do protesto.

LEIA MAIS:

1 – Contaminada pela covid, Maju dá lugar a Mariana Gross no Fantástico

2 – DCM Café da Manhã: Militares prestarão continência Lula, diz chefe da FAB; esquerda vence em Portugal

3 – Fã do BBB, Anitta pede eliminação de participante do reality show por ter chamado Linn de ‘traveco’

Revolta contra o governo do Canadá

Os manifestantes estão particularmente revoltados contra a permanência das medidas impostas pelo governo Trudeau para tentar barrar a propagação da variante ômicron no país.

“Quero que o governo acabe com as restrições, como está acontecendo em outros países. Manter essas medidas é inútil”, declarou a professora aposentada Angela Bernal, de 67 anos.

Em entrevista à imprensa, Trudeau declarou que o movimento é uma ameaça aos cidadãos e ao país. “Os canadenses não são representados por essa minoria problemática e barulhenta que é contra a ciência, o governo e a sociedade”, afirmou.

Atualmente, 82% dos canadenses de mais de 5 anos estão vacinados contra a Covid-19. Entre eles, 90% são adultos.

Afirmando que “a vasta maioria” dos caminhoneiros do país está imunizada, a Aliança Canadense dos Caminhoneiros, uma das maiores associações da categoria, se declarou “categoricamente contra” a manifestação.

A mobilização, no entanto, ganhou o apoio de uma personalidade polêmica. No Twitter, o bilionário Elon Musk e dono da Tesla, escreveu: “os caminhoneiros canadenses dominam”.

Publicado originalmente no portal RFI

Participe de nosso grupo no WhatsApp clicando neste link

Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link

Diario do Centro do Mundo

Disqus Comments Loading...
Share
Published by
Diario do Centro do Mundo

Recent Posts

Ministro espanhol sugere que Milei faça uso de “substâncias” e Casa Rosada rebate

A Casa Rosada repudiou nesta sexta-feira (03) as "calúnias e difamações" do ministro de Transportes…

6 horas ago

Prefeitura de SP é investigada por acesso dados sigilosos de aborto legal

Publicado originalmente na Agência Pública A Polícia Civil paulista começou a investigar o acesso pela…

6 horas ago

“Clara afronta”: causa da anulação da sessão que aprovou a privatização da Sabesp

A juíza Celina Toyoshima, da 4ª Vara de Fazenda Pública da Justiça de São Paulo,…

7 horas ago

TSE rejeita recurso de Bolsonaro e mantém ex-presidente inelegível

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) rejeitou nesta sexta-feira (3) um recurso apresentado pela defesa do…

8 horas ago

Governo Tarcísio recua após incluir vídeo do MBL em seu material didático

O governo liderado por Tarcísio de Freitas (Republicanos) incluiu um vídeo produzido pelo Movimento Brasil…

8 horas ago

Essencial do DCM TV: SEXTOU com BEMVINDO SEQUEIRA

https://www.youtube.com/watch?v=_ZI2NaF--ws Leandro Fortes e Pedro Zambarda fazem o giro de notícias. Entrevista com o ator…

9 horas ago