Quando é a próxima pesquisa Datafolha para presidente? Veja data

Atualizado em 19 de março de 2022 às 14:05
Lula e Bolsonaro em tela dividida
Lula e Bolsonaro esperam pela próxima pesquisa Datafolha – Foto: Montagem

As pesquisas eleitorais já começaram a movimentar a vida política do país. Mas nos bastidores fala-se muito da divulgação de um dos principais institutos: o Datafolha. Muito mais comedido que boa parte dos divulgadores, a empresa não vem fazendo ainda levantamentos para presidente com frequência. Por isso muito se pergunta quando é que haverá o próximo resultado da empresa na corrida eleitoral para as eleições 2022. A dúvida é como aparecerão Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e Jair Bolsonaro (PL)

Segundo registro oficial no TSE (Tribunal Superior Eleitoral), o Datafolha já tem data para ser divulgada. A partir da próxima terça-feira (22), os pesquisadores do Instituto já estarão em campo coletando dados para presidente em todo o território nacional. O DCM teve acesso ao documento de registro.

Segundo esses dados entregues ao TSE, o Datafolha ouvirá entre terça e quinta-feira (24) um total de 2556 pessoas nas cinco regiões brasileiras. A pesquisa custará a bagatela de R$ 473.780,00 e tem como estatística responsável Renata Nunes César. A data de divulgação da pesquisa está prevista para a própria quinta-feira, provavelmente na Folha e na Globo.

Leia mais

1 – Lula vence segundo turno contra Bolsonaro na maioria das regiões, diz pesquisa

2 – Lula tem o dobro das intenções de votos de Bolsonaro em Minas, diz pesquisa

3 – Bolsonaro estaciona e Lula segue na liderança isolada, diz nova pesquisa

O que dizia o último Datafolha

Lula sorrindo, falando ao microfone. Logo do PT ao fundo; ele lidera pesquisa Datafolha
Lula é o líder das pesquisas. Como ele vai aparecer no próximo Datafolha? Foto: Ueslei Marcelino / Reuters

A mais recente pesquisa Datafolha foi feita no mês de dezembro de 2021 e apontava Luiz Inácio Lula da Silva (PT) com chances reais de vencer no primeiro turno. Ele vinha com 48% das intenções de voto, enquanto Jair Bolsonaro (PL), aparecia atrás, com 22%. Na ocasião, Sérgio Moro (Podemos) tinha apenas 9% e Ciro Gomes (PDT), vinha com 7%.

De lá para cá, outros institutos fizeram dezenas de levantamentos, quase todos com números semelhantes, mas mostrando ligeiro crescimento de Bolsonaro, enquanto a terceira via aparece estacionada. Os dados do Datafolha poderão corroborar a melhora do presidente ou solidificar as chances de Lula levar ainda no primeiro turno. O DCM divulgará o resultado da pesquisa assim que ela for liberada na próxima quinta-feira (24).