PSB está satisfeito com acordos com PT nos estados

Os dois partidos trabalham para formar uma federação

Atualizado em 22 de janeiro de 2022 às 20:54
Logotipo do PSB, que está fazendo acordo com o PT
PSB e PT estão negociando a formação de uma federação

As lideranças do PSB estão satisfeitas com os acordos firmados com o PT. Mas a sigla apenas quer resolver a situação de São Paulo. O Partido Socialista Brasileiro quer Márcio França como candidato ao governo paulista. Já o Partido dos Trabalhadores preferem Fernando Haddad.

Conforme apurou o DCM, as direções das duas siglas pontuaram diversos planos que querem para o país e estados. Ficou definido que o PSB indicará os candidatos em Pernambuco, Espírito Santo e Rio de Janeiro. O PT lançará nomes na Bahia, Sergipe e Rio Grande do Norte.

Só que o PT não abre mão de Haddad e o PSB quer França. Por sinal, o ex-governador é o mais “empolgado” com a sua pré-candidatura. Ele apresentou pontos que mostram sua força na corrida eleitoral. Porém, o Partido dos Trabalhadores ressaltou que o líder das pesquisas é o ex-prefeito de SP.

As duas agremiações ainda não sabem como vão bater o martelo em relação ao estado paulista. Os petistas defendem que a definição seja por quem estiver em primeiro lugar nas pesquisas. Já os pesebistas querem que sejam analisados o potencial de votos.

Leia mais:

1 – O Professor de Deus. Por José Eduardo Martins Cardozo

2 – Lula ironiza Regina Duarte e divulga foto com sabre de luz: “É vero”

3 – VÍDEO: Narrador Odinei Ribeiro se emociona ao dedicar transmissão à mãe

PSB e PT também querem fechar acordos municipais

Além da discussão sobre os governos estaduais, há enorme preocupação sobre as escolhas dos municípios. Se a federação for fechada, os dois partidos terão que ficar juntos nas campanhas de 2024. As siglas querem chegar em um acordo para escolher os nomes quando chegar o momento.

O PSB sai com a expectativa de costurar um bom acordo para todas as partes. A legenda não quer perder o protagonismo no Congresso, então acha fundamental estar com o PT. Por outro lado, a sigla também quer evitar ficar refém do Partido dos Trabalhadores.

Agora as duas partes vão pedir que a formalização do pedido de federalização possa ser feita em junho. Atualmente, o prazo é até 1° de março.

Por Daniel César e Naian Lucas Lopes

Participe de nosso grupo no WhatsApp clicando neste link

Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link