
Em baixa nas pesquisas eleitorais, MDB e o PSDB estão preocupados em se tornarem legendas nanicas no Congresso Nacional. Por conta disso, as direções nacionais discutem uma federação. Porém, emedebistas da região Nordeste já avisaram que não trabalharão junto com os tucanos.
Conforme apurou o DCM, Simone Tebet e João Doria não são figuras queridas em suas siglas. E eles não conseguem emplacar nas pesquisas. Por conta disso, as cúpulas das agremiações querem unir forças. Só que os dirigentes acreditam que isso será muito difícil de acontecer.
Grupos do MDB no Nordeste avisaram que não estarão no mesmo palanque que o governador de São Paulo. O objetivo de algumas alas emedebistas, como a de Renan Calheiros, é fechar com Lula. Por isso há enorme defesa que a sigla dê independência para cada diretório escolher o seu caminho.
Leia mais:
1 – “Resultado de um país governado por um fascista”, diz Lula sobre morte de Moïse
2 – STF decide que governo do Rio é obrigado a criar plano para PM matar menos
3 – Contra Fachin e Moraes: Saiba como foi a estreia de Mendonça no plenário do STF
MDB, PSDB e a federação
Os diretórios do Nordeste e Norte emedebistas são contrários a federação com o PSDB, porque sabem da enorme popularidade de Lula. Eles sabem que unir PT e MDB no primeiro turno é muito difícil de acontecer por causa de lideranças no Sul e Sudeste. Por isso pedem a independência da sigla. Na avaliação deles, isso permitirá que o partido conquiste um número maior de deputados.
Já os diretórios do Sul e Sudeste acreditam que a federação é muito importante para que o MDB sobreviva no Congresso. As lideranças do Centro-Oeste estão divididas entre as duas opiniões.
Tebet não quer fechar com Lula. Por isso articula para estar no mesmo palanque da terceira via, seja ela de Doria ou Moro. Temer também quer ficar ao lado do PSDB, porque seu objetivo é ter uma aliança para 2024 e manter o poder na capital de São Paulo.
Baleia Rossi não dá indício qual caminho quer seguir. Há momentos que demonstra querer dar independência aos diretórios. Porém, tem horas que indica que trabalhará pela federação. O martelo deve ser batido apenas em abril.
Participe de nosso grupo no WhatsApp clicando neste link
Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link