PSOL pede à Comissão de Ética cassação de Carla Zambelli por instigação ao golpe

Atualizado em 15 de março de 2024 às 22:55
Deputado Pastor Henrique Vieira (PSOL), líder do partido que pediu cassação do mandato da deputada Carla Zambelli (PL-SP). Fotomontagem

O PSOL modificou uma denúncia apresentada anteriormente ao Conselho de Ética da Câmara contra a deputada federal Carla Zambelli (PL-SP) no ano passado. O cerne do documento é o testemunho do ex-comandante da Aeronáutica Baptista Junior dado à Polícia Federal.

O militar disse que Zambelli o pressionou a apoiar o golpe de Estado proposto pelo então presidente Jair Bolsonaro, após sua derrota para Lula nas eleições de 2022.

“A deputada Carla Zambelli é uma das principais figuras do golpismo – e, portanto, do desrespeito ao Estado Democrático de Direito – dentro da Câmara dos Deputados”, diz a representação do PSOL. “É crucial que a denúncia chegue ao Conselho de Ética e a cassação da Deputada Carla Zambelli, mais do que uma possibilidade, agora se torna um imperativo”.

“O depoimento do hacker Delgatti à CPMI que investigou os atos golpistas de 8 de janeiro nos forneceu evidências claras da participação da deputada Zambelli em mais uma tentativa de instigar um golpe”, disse o deputado Pastor Henrique Vieira.

“A deputada, que foi vista perseguindo um homem armada em São Paulo, agora é indicada por um alto funcionário das Forças Armadas não apenas como instigadora do golpe, mas como uma das principais articuladoras junto às instituições do Estado. Esperamos a investigação e a cassação da parlamentar, pois sua conduta não está de acordo com os princípios do Estado Democrático de Direito”.

O que fez Zambelli

O ex-comandante da Aeronáutica, tenente-brigadeiro Carlos Baptista Júnior, revelou que foi pressionado por pessoas próximas a Jair Bolsonaro (PL) para aderir ao golpe de Estado tramado ao fim de 2022. À Polícia Federal, ele contou que a deputada federal Carla Zambelli (PL-SP) o cobrou para impedir que o ex-presidente, seu aliado de primeira hora, ficasse “na mão”.

“Brigadeiro, o senhor não pode deixar o presidente Bolsonaro na mão”, teria dito Zambelli, segundo Baptista Junior em depoimento à PF. A abordagem teria acontecido durante a formatura de aspirantes da Aeronáutica, ocorrida em 8 de dezembro de 2022, em Pirassununga (SP).

Em resposta, o militar afirmou ter rejeitado qualquer proposta de ilegalidade, afirmando: “Deputada, entendi o que a senhora está falando e não admito que proponha qualquer ilegalidade”.

Siga nossa nova conta no X, clique neste link

Participe de nosso canal no WhatsApp, clique neste link

Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link