Federação de PT, PSB, PV e PCdoB está bem encaminhada

Atualizado em 1 de fevereiro de 2022 às 20:46
PT federação
O PT acredita que a federação sairá do papel

Gleisi Hoffmann afirmou nesta terça (1°) que a federação do PT com PSB, PV e PCdoB está muito bem encaminhada. A declaração ocorreu durante o Seminário Resistência, Travessia e Esperança.

O PT solicitou ao STF que o prazo para oficializar a união entre os partidos seja prorrogado até junho. “O que se pretende demonstrar é a dificuldade de as agremiações partidárias se adaptarem a tão curto período disponível para a sedimentação de todas as conversas necessárias à constituição de uma federação partidária”, diz trecho do pedido.

“Não há dúvidas que, para os próximos pleitos, os prazos estipulados pela decisão na ação de controle de constitucionalidade, bem como a Resolução formulada por esse e. Tribunal são justos e bem coordenados junto ao cronograma eleitoral”, completou.

Na semana passada, os presidentes de PT, PSB, PCdoB e PV se encontraram para debater pontos do estatuto da federação. O principal objetivo deles é impedir que uma sigla tenha força suficiente para tomar decisões individualmente.

A composição de uma assembleia da federação é o ponto central da discussão. A ideia inicial que o grupo tenha 50 membros, seguindo o peso de cada legenda na Câmara. O PT teria 27 representantes, o PSB poderia ter 14, o PCdoB um total de 5 e o PV fecharia com 4.

Leia mais:

1 – Lula é favorito para vencer em 2022 na opinião de investidores, diz pesquisa

2 – Damares diz que gravidez de crianças e adolescentes é culpa do TikTok

3 – TCU vai investigar se Banco do Brasil persegue governadores de oposição

Federação entre PT, PSB, PV e PCdoB precisam resolver questões

O maior empecilho entre as siglas é a escolha de nomes para disputarem os governos estaduais neste ano e municipais em 2024. Em Pernambuco, o Partido dos Trabalhadores deve apoiar o PSB.

Porém, em São Paulo, o Partido Socialista Brasileiro quer lançar Márcio França. Já o PT não quer abrir mão de Fernando Haddad, líder das pesquisas. Em outros locais, como Rio de Janeiro, tudo parece bem resolvido. Resta saber como será o cenário no estado paulista.

Participe de nosso grupo no WhatsApp clicando neste link

Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link