TCU vai investigar se Banco do Brasil persegue governadores de oposição

Atualizado em 1 de fevereiro de 2022 às 19:56
Foto de placa com o nome TCU em azul, com um círculo metade verde e metade amarelo em torno do nome
Investigação acontece após Alagoas e Bahia apontarem dificuldades para obter empréstimos. Foto: Divulgação / TCU

O Tribunal de Contas da União (TCU) abriu uma investigação para apurar se o Banco do Brasil (BB) está prejudicando os estados que são governados por políticos adversários do presidente Jair Bolsonaro (PL) na concessão de empréstimos.

Na última semana, a Folha revelou que Alagoas e Bahia estavam encontrando dificuldades em firmar acordos com o BB. Renan Filho, governador de Alagoas, chegou a dizer que iria acionar o Supremo Tribunal Federal (STF) para apurar o caso.

O processo foi aberto nesta terça-feira (1) e está sob relatoria do ministro Aroldo Cedraz.

Leia mais:

1 – Bolsonaro se recusa a mandar dinheiro para Doria após fortes chuvas em SP

2 – EUA manda recado e sugere que Bolsonaro cancele viagem à Rússia: “Não é boa hora”

3 – PGR quer manter Sérgio Camargo afastado da gestão de pessoas da Palmares

TCU investigará se BB agiu para dificultar empréstimos

O BB possui um sistema de avaliação que vai de A a D, de acordo com a capacidade de pagamento dos estados, apenas aquela com notas A e B são autorizados a fechar o acordo.

No entanto, Alagoas e Bahia (governada por Rui Costa, do PT), possuem nota B e encontram dificuldades em realizar empréstimos com o banco.

Em 2021, foram cerca de R$ 5,35 bilhões destinados aos estados da federação, quem mais recebeu recursos foram Paraná e Amazonas, que possuem governadores aliados de Bolsonaro. Ceará e Piauí aparecem em terceiro e quinto lugar respectivamente, ambos são governados pelo PT.

Em nota, o Banco do Brasil disse que “o BB obedece exclusivamente a critérios técnicos na concessão de crédito a estados e municípios. Toda contratação de operações para o setor público segue estritamente as exigências legais dos órgãos reguladores, a avaliação de crédito e os interesses negociais do BB”.

Participe de nosso grupo no WhatsApp clicando neste link.

Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link