PT pede que decisão de Nunes Marques favorável a deputado bolsonarista seja suspensa

Atualizado em 3 de junho de 2022 às 22:00
Foto de Nunes Marques com olhar sério falando no plenário do STf no telefone.
Nunes Marques foi um dos poucos a discordar da posição do relator do caso, Edson Fachin. Felipe Sampaio / SCO

O PT apresentou uma ação ao presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Luiz Fux, para que suspenda a decisão do ministro Nunes Marques a favor de bolsonaristas. O magistrado devolveu os mandatos de dois parlamentares cassados pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

A sigla argumenta que a decisão de Nunes “representa evidente risco” à Câmara dos Deputados e à Assembleia Legislativa do Paraná. Faltam seis meses para o fim da legislatura e as casas precisariam incorporar novamente os parlamentares. O partido também aponta a possibilidade de o ministro ter provocado “insegurança jurídica” ao afrontar decisão da corte eleitoral.

“É preciso o reconhecimento da autoridade do Tribunal Superior Eleitoral e de suas decisões, sob pena de se impor maior insegurança jurídica no cenário jurídico eleitoral”, defende o PT na petição.

Indicado por Jair Bolsonaro para o cargo, Nunes Marques concedeu liminares suspendendo duas decisões aprovadas por maioria no TSE. Em outubro de 2021, o tribunal eleitoral cassou o mandato do deputado estadual Fernando Francischini, que foi acusado de espalhar fake news no dia da votação em 2018. A cassação foi revertida pelo magistrado.

Também foi revertida a cassação do deputado federal José Valdevan de Jesus, condenado por abuso de poder econômico. Nesse caso, Arthur Lira já retirou Márcio Macêdo (PT-SE) do cargo de parlamentar e determinou a volta do bolsonarista cassado.

Clique aqui para se inscrever no curso do DCM em parceria com o Instituto Cultiva

Participe de nosso grupo no WhatsApp clicando neste link

Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link