PP e PT rompem na Bahia depois de aliança de 14 anos

Atualizado em 14 de março de 2022 às 23:06
Bahia
A aliança entre PP e PT na Bahia chegou ao fim nesta segunda-feira (14). Foto: Reprodução

Colocando fim ao imbróglio, o vice-governador da Bahia, João Leão (PP), informou oficialmente, nesta segunda-feira (14), o rompimento com o PT, partido do governador do estado, Rui Costa. A decisão se deu em votação da executiva estadual do partido, colocando fim a uma aliança de 14 anos entre o Partido Progressista (PP) e o Partido dos Trabalhadores (PT) na Bahia. 

Na carta divulgada na tarde desta segunda-feira, João Leão confirma que o Partido Progressista deixa a base aliada e agradece  a “convivência respeitosa que gerou laços de amizade”.

“Quero ressaltar que nos 14 anos de aliança com os governos do PT, jamais faltou da nossa parte lealdade, dedicação, apoio parlamentar e espírito público. Após amplo debate e consultas às lideranças progressistas, decidimos, por unanimidade, se afastar da aliança atual e buscar outros caminhos onde possamos continuar trabalhando pelo povo baiano”, disse Leão.

O vice-governador e presidente do PP na Bahia, João Leão, entregou o cargo de secretário de Planejamento ao governador Rui Costa. Além dele, outros secretários do partido, Nelson Leal, de Desenvolvimento Econômico (SDE), e Leonardo Góes, de Recursos Hídricos, também deixam o governo do estado.

Em resposta, o governador Rui Costa parece não ter gostado da decisão. Ele agradeceu Leão e ressaltou que a saída do partido do governo é uma decisão do vice-governador. Ao mencionar a parceria entre as duas siglas no estado, ele afirmou se tratar da sua maior aliança, “construída em bases sólidas com o povo da Bahia”.

Leia mais:

1- Jerônimo Rodrigues é escolhido pré-candidato do PT na Bahia

2- Bolsonaro cria impasse e presidente do PL na Bahia abandona partido

3- Ciro Nogueira libera PP para detonar Bolsonaro em tempo de TV

Decisão foi motivada por candidaturas próprias do PT

Em nota divulgada na última quarta-feira (9), João Leão já havia afirmado que o PP da Bahia precisava “refletir sobre seu futuro nas eleições estaduais deste ano”, o que também passaria pela possibilidade da candidatura própria. 

Ainda assim, o rompimento entre os dois partidos não garante o apoio do PP da Bahia a Bolsonaro.  Isso porque Leão deixou claro que conversará com o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

Embora não tenha confirmado, tudo indica que João Leão seja candidato ao Senado na chapa do ex-prefeito de Salvador, ACM Neto.

Já sobre o imbróglio entre PT e PP, ele teria sido motivado pela decisão de Rui Costa de não concorrer mais ao senado, o que, caso acontecesse, abriria caminho para que João Leão assumisse o mandato tampão.

Em vez disso, o PT decidiu lançar candidatos próprios, sendo Jerônimo Rodrigues (PT) para governador e Otto Alencar (PSD) para o senado.

Participe de nosso grupo no WhatsApp clicando neste link

Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link