Putin enxerga avanços em negociações com Ucrânia

Atualizado em 11 de março de 2022 às 13:09
Tanques militares na Ucrânia; Putin vê avanços nas negociações
Conflito entre Rússia e Ucrânia já está no 16º dia/ Foto: Reprodução

A invasão da Rússia ao território ucraniano chega hoje ao seu 16º dia, com a atenção focada para a movimentação russa no entorno da capital, Kiev. Hoje (11), Putin disse que houve certo progresso nas negociações com a Ucrânia. O líder russo, porém, não forneceu mais detalhes sobre as tratativas.

“Há certas mudanças positivas, dizem-me os negociadores do nosso lado”, afirmou Putin durante uma reunião com o presidente da Bielorrússia, Alexander Lukashenko. Segundo ele, as conversas continuaram “praticamente todos os dias”.

Além de ver as “mudanças positivas”, Putin também disse ter ordenado que seu Exército facilite o envio de combatentes “voluntários”, incluindo sírios, para a Ucrânia. Segundo o presidente, a medida seria uma resposta à chegada ao país vizinho de “mercenários” de países ocidentais.

Leia mais: 

1- VÍDEO: Em 2021, Putin revelou que Rússia é um país “conservador saudável”

2- Ex-militares bolsonaristas dizem integrar “tropa especial” na Ucrânia: “Nem minha mãe sabe”

3- Facebook e Instagram autorizam posts que atacam russos e pedem a morte de Putin

Putin também avança territorialmente

Na última quinta-feira (10), os ministros das Relações Exteriores da Rússia e Ucrânia se reuniram em Antália, na Turquia . De acordo com o ministro da Rússia, Sergei Lavrov, a reunião serviu para confirmar que a Rússia “não tem alternativas”, salientando que encontros como o desta quinta “não podem ser usados para substituir as negociações principais” em Belarus.

Ne manhã desta sexta (11), o governo ucraniano anunciou a abertura de rotas de evacuação em corredores humanitários pelo país. Segundo a ONU (Organização das Nações Unidas), mais de 2,5 milhões de pessoas fugiram da Ucrânia desde o início da invasão russa, em 24 de fevereiro. A Ucrânia diz que o número de mortes de civis no conflito supera o de perdas militares; segundo o governo, até a manhã de hoje, 78 crianças foram mortas. A ONU cita a possibilidade de a Rússia estar cometendo crimes de guerra.

“Não fizemos nenhum progresso em relação ao cessar-fogo”, declarou o ministro das Relações Exteriores ucraniano, Dmytro Kuleba, após a reunião, acrescentando que a Ucrânia está “pronta para um novo encontro neste formato se houver perspectivas de encontrar uma solução”.

Participe de nosso grupo no WhatsApp clicando neste link

Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link