QG da fake news de Bolsonaro quer áudio falso de Lula defendendo kit gay

Atualizado em 11 de junho de 2022 às 14:50
Jair Bolsonaro falando no celular
Bolsonaristas planejam fake news contra Lula – Foto: Reprodução

O QG das fake news do presidente Jair Bolsonaro (PL) quer criar um áudio falso do líder das pesquisas, Luiz Inácio Lula da Silva (PT) defendendo o kit gay. A ideia do grupo é contratar alguém que imite com perfeição a voz do petista para narrar uma série de absurdos e mentiras que irão circular em aplicativos de mensagens durante a campanha eleitoral.

Em canais do Telegram, o bolsonarismo vem se organizando para lançar uma série de fake news durante o período eleitoral e já tem até estratégia para fugir dos tentáculos do STF (Supremo Tribunal Federal). Uma das fake news já definida por estes usuários do aplicativo é encontrar um imitador que consiga fazer uma locução perfeita da voz de Lula.

A ideia é gravar vários áudios com impropérios do ex-presidente, como por exemplo a defesa do kit gay, que já foi protagonista das eleições 2018 e fez com que milhões de pessoas acreditassem na bobagem vendida pelo próprio Jair Bolsonaro. Após as gravações, os áudios seriam espalhados em dezenas de milhares de aplicativos de mensagens, como o próprio Telegram e também o WhatsApp.

Segundo esses apoiadores, essa estratégia é eficaz porque, ainda que Lula e o PT desmintam os áudios, milhares de pessoas irão receber e acreditar nas fake news, já que trata-se de temas em que o próprio Bolsonaro já acusou o adversário de defender. O grupo vem se organizando em vários canais do Telegram e também em sites anônimos a fim de evitar serem bloqueados por determinação do STF, além de não haver risco de perderem um o contato do outro.

Clique aqui para se inscrever no curso do DCM em parceria com o Instituto Cultiva

Participe de nosso grupo no WhatsApp clicando neste link

Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link