Ômicron: Queiroga alerta para nova onda de Covid-19 no Brasil

Altos índices de imunização, porém, levam ministro da Saúde a acreditar que a situação não deve se agravar

Atualizado em 13 de janeiro de 2022 às 22:30
Anvisa sinalizou por autoteste de Covid-19
Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

O ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, admitiu nesta quinta-feira (13) que há uma terceira onda de casos de Covid-19 no Brasil decorrente do avanço da variante Ômicron.

“Vamos observar o comportamento da evolução dos casos, naturalmente há um aumento de casos por causa da Ômicron, isso pode ser considerado sim uma terceira onda”, disse Queiroga, em entrevista coletiva na saída do ministério.

O ministro disse que é preciso aguardar a evolução nas próximas três semanas para acompanhar se haverá um aumento da pressão sobre o sistema de saúde com mais internações, alertando ainda que tem havido também um surto de influenza.

Leia também:

1; Sindicato da Receita detona reunião de Guedes sobre reajustes: “frustrante”

2; Homem diz que teve pênis encolhido em 4cm após Covid-19

3; Se ganhar, Tarcísio fará gestão igual a de Bolsonaro, diz presidente

Queiroga acredita que situação não se agravará

Os altos índices vacinais da população brasileira fazem o ministro acreditar que a situação no país não se agravará tanto. “Eu torço que seja algo parecido com o da Espanha, com aumento de casos, mas os óbitos não aumentaram, os sistemas de saúde não estão pressionados. Na África do Sul, a gente já tem notícia de que estão caindo os casos”, destacou.

“Espero que consigamos ter um desfecho melhor em relação a uma pressão menor sobre o sistema de saúde e que o número de pessoas que faleçam dessa doença não seja tão grande”, disse ele, ao considerar que torce para uma evolução da variante no país semelhante ao que ocorreu na Espanha, onde, apesar do aumento do número de casos, não houve crescimento das mortes.

Participe de nosso grupo no WhatsApp clicando neste link.

Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link.