Queiroga quer autorizar médicos a trabalharem mesmo infectados com Covid

Atualizado em 7 de janeiro de 2022 às 15:39
Marcelo Queiroga
Queiroga – Foto: reprodução

O Ministério da Saúde avalia a possibilidade de diminuição da quarentena para profissionais de saúde, que teriam de voltar a trabalhar mesmo infectados. É o que afirmou o ministro Marcelo Queiroga, em conversa com jornalistas, nesta sexta-feira (07).

Ele disse que está em estudo a redução do isolamento social para pessoas assintomáticas. A afirmação ocorreu na mesma entrevista em que tentou jogar a responsabilidade do vazamento de dados de médicos pró-vacinação de crianças para a deputada bolsonarista Bia Kicis.

Segundo o ministro, os secretários do órgão realizarão uma reunião ainda nesta sexta-feira para discutir ambos os assuntos. Queiroga afirmou que o Brasil “possivelmente” pode adotar a conduta, estabelecendo uma quarentena de cinco dias para profissionais de saúde que estejam assintomáticos.

Leia também:

1- Gleisi rebate a Globo: “É hora de deter a privatização selvagem”

2- Após ser enxotado por multidão, Moro mente sobre vaias: “Provavelmente pagas”

3- VÍDEO – Ministro da Saúde joga responsabilidade de vazamento de dados de médicos para Bia Kicis

De onde surgiu a ideia de Queiroga?

A justificativa da pasta é de que outros países estão adotando medidas parecidas. Nos Estados Unidos, o Centro de Controle e Prevenção de Doenças alterou suas recomendações para casos confirmados do novo coronavírus em pacientes assintomáticos, bem como para aqueles cujos sintomas já tenham passado ou estejam desaparecendo.

Desde dezembro do ano passado, o tempo recomendado de quarentena no país passou de 10 para 5 dias, além da exigência de uso constante de máscara por mais 5 dias, quando o paciente estiver em contato com outras pessoas. “Naturalmente que está em estudo na área técnica”, disse o ministro.

Participe de nosso grupo no WhatsApp clicando neste link.

Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link.