Quem é Hery Kattwinkel, advogado bolsonarista que confundiu obra de Maquiavel com “O Pequeno Príncipe”

Atualizado em 15 de setembro de 2023 às 11:23
O advogado Hery Waldir Kattwinkel. Foto: Reprodução

O advogado Hery Waldir Kattwinkel, representante do bolsonarista Thiago de Assis Mathar, durante a sessão do Supremo Tribunal Federal (STF) na última quinta-feira (14), cometeu algumas gafes e acabou virando piadas nas redes sociais.

Em vez de defender seu cliente, ele atacou o ministro Alexandre de Moraes, afirmando que o magistrado tem um “misto de raiva com rancor dos patriotas”. Em seu discurso, Hery repetiu teses bolsonaristas que circulam na web.

Na tribuna, ele também fez menção ao governador romano Pôncio Pilatos chamando o personagem histórico de “Afonso Pilatos”. “Ele falou a respeito de lavar as mãos de ‘Afonso Pilatos’”, disse o Dr. Hery.

Além disso, ele confundiu o clássico da ciência política “O Príncipe”, de Nicolau Maquiavel, com o livro infantil “O Pequeno Príncipe”, de Antoine de Saint Exupéry. “Disse o pequeno príncipe: os fins justificam os meios. E podemos passar por cima de todos”, disparou o advogado.

Hery Kattwinkel é natural de Votuporanga, município na região Noroeste do estado de São Paulo. Na cidade, ele foi vereador entre 2017 e 2020, época na qual teve alguns problemas com a Justiça. Ele fez Bacharel em Direto pela Pontifícia Universidade Católica (PUC) de Campinas (SP).

O advogado já foi condenado por violência doméstica contra a mulher por bater na mãe e na irmã, em novembro de 2016. Segundo o boletim de ocorrência, ele teria chutado a mãe, apertado o pescoço da irmã e batido a cabeça dela no chão durante uma discussão na casa da família.

Na época, o então vereador eleito disse que “houve agressões leves recíprocas”. Ele afirmou que em todo momento estava defendendo seu pai e que o interesse, tanto da mãe quanto da irmã, era somente na herança da família.

Em 2022, Hery se candidatou a deputado estadual pelo Solidariedade, mas não se elegeu e, atualmente, é suplente. Ele fez campanha vinculando sua imagem com a do governador Tarcísio Gomes de Freitas. Recentemente, o advogado publicou uma foto em que aparece com bolsonarista na Festa do Peão de Barretos.

Tarcísio Gomes de Freitas e Hery Kattwinkel. Foto: Reprodução

A direção municipal do Solidariedade em Votuporanga emitiu uma nota anunciando a expulsão do advogado criminalista. O partido alega que o advogado protagonizou um “grotesco espetáculo de ataques aos ministros do Supremo Tribunal Federal” quando deveria “se limitar a desempenhar as legítimas funções que se espera de um advogado”.

Ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE), o advogado, que concorreu nas eleições do ano passado como “Dr. Hery”, declarou, entre seus bens, R$ 100 mil em espécie, ou seja dinheiro vivo.

Declaração de Bens no TSE. Foto: Reprodução/Portal TSE

Vale destacar que o advogado é simpatizante do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL). Em sua minibiografia no Instagram, Hery usa a frase “Deus, pátria, família e liberdade”, slogan de campanha do ex-capitão nas últimas eleições.

Perfil de Hery Kattwinkel no Instagram. Foto: Reprodução

Thiago de Assis Mathar, defendido por Hery, foi condenado pelo STF a 14 anos de prisão e o pagamento de 100 dias-multa. Diferentemente do primeiro caso, que levou duas sessões para ser concluído, a discussão foi resolvida em poucas horas no plenário.

Ele foi detido pela PM no Palácio do Planalto e alegou, em depoimento, que foi para o ato com a intenção de promover manifestação pacífica. O bolsonarista ainda disse que não participou da depredação e que entrou no Planalto para se proteger de “bombas e tiros” disparados pela polícia durante os atos.

Participe de nosso grupo no WhatsApp, clicando neste link

Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link