Quem é o brasileiro preso nos EUA após morar 5 anos em hotel pagando só U$ 200

Atualizado em 25 de março de 2024 às 20:08
Mickey Barreto. Foto: Divulgação

O indivíduo conhecido por vários nomes, incluindo Mickey Barreto, Miguel Abraão Muniz Barreto e Cristóvão Colombo II, alcançou notoriedade por sua estadia de cinco anos em um hotel em Nova York, nos Estados Unidos, por uma taxa relativamente baixa de US$ 200,57 (cerca de R$ 1.000).

Alegando ser descendente direto de Cristóvão Colombo, ele utilizou uma lei local pouco conhecida dos anos 1960 para inserir seu nome na escritura do edifício New Yorker, pertencente à Igreja do falecido Reverendo Moon. Barreto, descrevendo-se como líder tribal, religioso e empreendedor em benefício da humanidade. Com informações do Globo.

Nascido em Uruguaiana, no Rio Grande do Sul, Barreto foi destacado na escola e mudou-se para os Estados Unidos na década de 1990 para cursar faculdade. Nos últimos anos, ele desenvolveu uma obsessão por sua genealogia, alegando uma conexão direta com Cristóvão Colombo e a realeza portuguesa.

Essa obsessão o levou a escrever um livro intitulado “O Código Columbiano”, no qual se autodenomina “Cristóvão Colombo II” e reivindica ser o líder de uma tribo denominada “Linda Nação da Lua e do Sol”.

New Yorker hotel. Foto: Divulgação

Além de suas atividades relacionadas à genealogia, Barreto é o proprietário e presidente de uma ONG chamada “Mickey Barreto Missions”. Segundo o site da organização, ela visa promover a autossuficiência para moradores de rua e pessoas com problemas de abuso de substâncias, fornecendo habitação, programas de emprego e apoio à saúde mental.

A maioria do hotel onde Barreto residiu é ocupada por seguidores do Reverendo Moon, e Barreto investigou as origens da Igreja da Unificação e suas possíveis ligações com o governo da Coreia do Norte. Ele alega que a igreja estava enviando dinheiro para a Coreia do Norte, violando as sanções dos Estados Unidos.

Recentemente, Barreto mencionou seu envolvimento com o hotel em suas redes sociais, relatando ameaças e alegando atividades ilegais por parte da Igreja da Unificação. Sua história de ganhar e perder os direitos sobre o quarto 2565 do hotel New Yorker é complexa e envolveu ações legais de ambas as partes.

Barreto foi preso por acusações de fraude criminal e aguarda julgamento, enquanto seu colega de quarto, Hannan, não foi acusado de crimes. Mickey Barreto está atualmente sob custódia aguardando seu julgamento, tendo tentado contatar a Casa Branca para informar sobre sua situação.

Siga nossa nova conta no X, clique neste link
Participe de nosso canal no WhatsApp, clique neste link

Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link