Quem é Samara Mapoua, influencer trans que voltou à cadeia após decisão judicial

Atualizado em 30 de abril de 2024 às 11:41
A influenciadora digital Samara Mapoua. (Foto: Reprodução)

A influenciadora digital Samara Mapoua, de 30 anos, voltou a ser presa nesta segunda-feira (29/4) no Rio de Janeiro. Sua mãe, Adriana Jesus, afirmou que ela se entregou em uma delegacia após tomar conhecimento de que a decisão de uma desembargadora do plantão judicial que a colocou em liberdade foi revogada pela Justiça.

Em março deste ano, Samara foi presa em flagrante por porte ilegal de arma de fogo. Nascida na Rocinha, no Rio de Janeiro, seu nome de batismo é Yago Jesus dos Santos.

Com 1,4 milhão de seguidores no Instagram, ela ganhou notoriedade ao publicar conflitos com a mãe, que se recusava a chamá-la pelo nome social. Enquanto a influenciadora afirmava ser uma mulher e se identificava como tal, sua mãe, conhecida na internet como Drika Mapoona, insistia em chamá-la de homem.

Um de seus bordões mais famosos é “eu sou menina, meu nome é Samara”. Sua última postagem nas redes sociais foi há dois dias, ao lado do namorado, o cantor Vulgo 2d.

No mês passado, Samara estava com outras cinco pessoas quando o grupo foi abordado por policiais militares na Avenida Brasil, na altura de Olaria, Zona Norte do Rio. Durante a abordagem, os policiais encontraram uma pistola calibre 380 com numeração raspada escondida embaixo de um dos bancos do carro.

Segundo a Polícia Civil, Samara estava dentro do veículo com amigos quando desobedeceram a uma ordem de parada dos policiais militares e fugiram pela Avenida Brasil em direção à Zona Oeste.

Após duas tentativas da defesa, o Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro concedeu um habeas corpus para Samara.

A última decisão, emitida em 30 de março pela desembargadora Teresa de Andrade Castro Neves, determinava que a influenciadora deveria se apresentar em juízo uma vez por mês e não poderia se ausentar da área da comarca onde mora por mais de 10 dias, sob pena de nova prisão em caso de descumprimento.

“Não me arrependo do que fiz e vou acertar minhas contas com a justiça e quando ganhar minha liberdade irei esclarecer e contar tudo para vocês. Amo todos vocês que estão me apoiando e sabem que eu nunca fiz e não faria isso por maldade, foi um acidente!”, afirmou a jovem no comunicado.

Chegamos ao Blue Sky, clique neste link
Siga nossa nova conta no X, clique neste link
Participe de nosso canal no WhatsApp, clique neste link
Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link