Política

Quem segura a alça do caixão do governo Temer?!

Texto publicado no Justificando.

POR FELIPE DA SILVA FREITAS

O momento político do Brasil é dramático. Afundado numa abissal crise política, decorrente da deposição da presidenta Dilma Rousseff por meio de uma manobra constitucional, o país titubeia numa agenda eleitoral incerta na qual o líder nas pesquisas de intenção de voto para presidente da república – Luiz Inácio Lula da Silva – está encarcerado sem provas num processo judicial abusivo e discricionário.

Michel Temer rasgou o capítulo dos direitos sociais da Constituição Federal por meio da emenda 95/2016 que congelou o teto dos gastos da União por vinte anos e corroeu conquistas sociais por meio de uma draconiana reforma trabalhista.

Além disso, Temer dirige o maior colapso econômico de todos os tempos corroendo a renda nacional e pondo em risco a continuidade das mais importantes políticas públicas.

O que sobrou para a defesa de Temer foi uma trupe moribunda liderada por Romero Jucá, Moreira Franco, Eliseu Padilha e Carlos Marun, todos agarrando-se nas pilastras do palácio com medo do povo e sem credibilidade para enfrentar um debate nacional.

Os aliados do governo pulam do barcoa todo momento e restou a Temer escalar Henrique Meireles para a inglória tarefa de representá-lo no pleito eleitoral. Contudo, esta manobra não passa de pirotecnia por parte do governo que segue conversando com PSDB e com DEM e mantendo suas conexões fortes com parte dos apoiadores de Bolsonaro e de Marina.

Apesar dos serviços prestados ao mercado financeiro e do histórico de articulações arrojadas com o Congresso Nacional, Meireles não tem qualquer envergadura para conduzir uma candidatura que dialogue com o país. Será um candidato colateral (caso a sua pretensão se mantenha até a inscrição de chapas) sem capacidade de polarizar o debate e sem qualquer expressão nos palanques do norte-nordeste.

Geraldo Alckmin, Marina Silva e Jair Bolsonaro, candidatos até agora do campo da direita, seguem em dribles retóricos e tentam esconder suas reais articulações, mas não prescindem do apoio de Michel Temer. Eles sabem que Temer, mesmo sem popularidade, ainda manejará a máquina pública federal até 31 de dezembro de 2018 e querem se beneficiar disso para obter vantagens na disputa eleitoral.

Na verdade, apenas Lula, Ciro Gomes, Manuela D’Ávila e Guilherme Boulos estiveram contra o impeachment e na oposição sistemática ao governo Temer desde o período do golpe. Todos os outros candidatos tentam fugir retoricamente, mas terão que carregar consigo o fato de terem participado do governo e terão que prestar contas desta participação. Ou seja, “quem pariu Matheus que o embale”.

Se o consórcio da direita tirou Dilma, salvou Temer, pagou mesada para Eduardo Cunha, blindou Aécio, rasgou a CLT e a Constituição e prendeu Lula, eles é que tem que carregar o peso daquilo que fizeram. São os signatários do impeachment e da base de apoio ao PMDB que têm que explicar como e porquê fizeram tantos horrores até aqui.

A alta do combustível; a desvalorização do salário mínimo; o corte de investimentos nas áreas de educação, saúde e assistência social têm responsáveis evidentes e são eles que terão que vir a público arcar com aquilo que construíram.

Alguém terá que segurar a alça do caixão do governo Temer e o povo brasileiro precisa estar muito atento a este velório no período eleitoral. Que a esquerda tenha inteligência, paciência e habilidade para fomentar o debate sobre esta herança maldita e apontar para um programa que promova o acerto de contas do Brasil com o seu povo.

Felipe da Silva Freitas é doutorando em direito pela Universidade de Brasília (UnB) e membro do Grupo de Pesquisa em Criminologia da Universidade Estadual de Feira de Santana (GPCRIM UEFS).

Diario do Centro do Mundo

Disqus Comments Loading...
Share
Published by
Diario do Centro do Mundo

Recent Posts

Pacheco rebate críticas de Haddad: “Injusto com o Congresso”

O líder do Congresso, senador Rodrigo Pacheco (PSD-MG), contrapôs críticas feitas pelo ministro da Fazenda,…

13 minutos ago

VÍDEO – Cavalos escapam de Buckingham, armam arruaça nas ruas de Londres e ferem 4 pessoas

Dois cavalos fugiram do Palácio de Buckingham, percorrendo uma distância de pelo menos 8 km…

2 horas ago

VÍDEO: Supremacistas pregando contra minorias marcham livres, leves e soltos em Charleston (EUA)

Membros da organização de extrema-direita Patriot Front marcham neste sábado (27) em Charleston, na Virgínia…

3 horas ago

VÍDEO – Alvo de chacota: como foi ‘carreata fantasma’ de Bolsonaro em Acaraju

A passagem de Jair Bolsonaro em Acaraju, Sergipe, viralizou de forma negativa nas redes sociais.…

6 horas ago

Sobrinho de socialite acusa suposto marido de roubar joias, tapetes persas e obras de arte

A socialite Regina Gonçalves, de 88 anos, voltou ao seu apartamento no Edifício Chopin, em…

8 horas ago

Pousadas da empresa dona da pensão que pegou fogo em Porto Alegre têm cheiro forte e lixo pelo local

O incêndio que resultou na morte de 10 pessoas na madrugada de sexta-feira (26) em…

8 horas ago