Rede pede ao STF afastamento de secretário responsável por nota que atacou a vacina

Atualizado em 24 de janeiro de 2022 às 19:47
Barroso
Ministro do STF Luís Roberto Barroso

Hoje (24), a Rede Sustentabilidade pediu ao Supremo Tribunal Federal (STF) a anulação da nota técnica da Secretaria de Ciência, Tecnologia, Inovação e Insumos Estratégicos do Ministério da Saúde, porque ao contrário da Organização Mundial da Saúde (OMS) e da comunidade científica, afirma que as vacinas não demonstram segurança.

Além disso, o partido pede o afastamento cautelar do secretário Helio Angotti Neto, responsável pelo setor que emitiu a nota técnica. Os pedidos serão analisados pelo ministro Luís Roberto Barroso, do STF.

A nota técnica foi publicada no dia 21 de janeiro. No documento, a secretaria do Ministério da Saúde afirma que a hidroxicloroquina demonstrou segurança como uma tecnologia de saúde para a Covid-19. Porém, essa informação não tem comprovação científica

No início da pandemia, o uso desse medicamento contra a Covid foi discutido pelos mais importantes órgãos de saúde do mundo. A OMS, no entanto, não recomenda o uso do remédio para o tratamento ou prevenção da doença desde março de 2021.

Leia mais:

1- Bolsonaro se irrita com resultado de pesquisa interna: “Não é possível”

2- Wellington Dias critica PEC de Bolsonaro e defende proposta que poderia derrubar gasolina

3- Mourão volta a afirmar que espaço no Orçamento é pequeno: “R$ 0,10 para cada um de aumento?”

Rede pede que uma nova nota técnica seja publicada

A Rede, na petição enviada ao ministro Barroso, afirma que a nota técnica “é claramente contrária ao consenso científico internacional e afronta os princípios da cautela, precaução e prevenção – que deveriam ser o norte da bússola de qualquer gestor público no âmbito do enfrentamento de uma pandemia”.

O partido classifica o documento da secretaria do Ministério da Saúde como “acintoso à Constituição Federal”. Além da anulação da nota e do afastamento do secretário, a Rede pede que seja publicada uma nova nota técnica.

Participe de nosso grupo no WhatsApp clicando neste link.
Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link.