Número de refugiados da Ucrânia chega a 1 milhão, diz ONU

Essa informação é do alto comissário da ONU para Refugiados, Filippo Grandi

Atualizado em 3 de março de 2022 às 6:40
Estação de trem na Polônia registra alto fluxo de refugiados vindos da Ucrânia
Estação de trem na Polônia registra alto fluxo de refugiados vindos da Ucrânia
Agnieszka Majchrowicz/Anadolu Agency

São um milhão de refugiados que fugiram da Ucrânia desde o início da guerra com a Rússia. Essa informação é do alto comissário da ONU para Refugiados, Filippo Grandi, na noite desta quarta (2) para a emissora norte-americana CNN. A Guerra da Ucrânia dura uma semana.

“Em apenas sete dias, testemunhamos o êxodo de um milhão de refugiados da Ucrânia para países vizinhos”, escreveu Grandi nas redes sociais. “Para muitos outros milhões, dentro da Ucrânia, é hora de silenciar as armas, para que a assistência humanitária que salva vidas possa ser fornecida”.

O porta-voz da Agência da ONU para Refugiados (ACNUR), Luiz Fernando Godinho, disse que as ações humanitárias da agência aos refugiados que já deixaram a Ucrânia após invasão de forças militares russas.

“Estamos presentes em todos os países da região da vizinhança, dando apoio. As ações emergenciais estão sendo concentradas no abrigamento dessas pessoas e na distribuição de itens de necessidades básicas, como colchonetes, cobertores, itens de higiene, todo tipo de item que as pessoas precisam receber no primeiro momento”, afirmou.

LEIA MAIS:

1; PGR quer saber o que o gabinete do ódio foi fazer na Rússia
2; “Não estamos em guerra com a Rússia”, diz Macron
3; A nova política externa da Rússia, a Doutrina Putin

Bombardeio em Kiev, capital da Ucrânia

A capital Kiev voltou a ser alvo de bombardeios russos nas primeiras horas desta quinta-feira, 3, quando sirenes voltaram a soar em diversas cidades pelo país, alertando sobre o risco de ataques aéreos.

Na região de Kharkiv, 34 civis morreram nas últimas 24 horas, segundo os serviços de emergência. As explosões que abriram o 8° dia de invasão russa à Ucrânia ocorrem horas antes de uma nova tentativa diplomática de se chegar a um cessar-fogo no país do Leste Europeu.

Participe de nosso grupo no WhatsApp clicando neste link

Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link