ÁUDIO: nomeado por Bolsonaro, reitor chama aluno de “analfabeto funcional” e hostiliza professor

Atualizado em 30 de outubro de 2021 às 11:55
Reitor bolsonarista tomou posse em Brasília
Abraham Weintraub e Janir Alves Soares. Foto: Luis Fortes/MEC

Janir Alves Soares, reitor da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM), hostilizou professores e alunos da instituição. Em reunião, o gestor indicado por Jair Bolsonaro chama um dos estudantes de “analfabeto funcional”. O áudio foi vazado de encontro da direção da universidade.

O diálogo é de 2 de agosto e foi divulgado recentemente. Arrogante, o reitor interrompe a fala de um aluno e o chama de “analfabeto funcional”. Gabriel Rodrigues Rossi, aluno do 4º período de Medicina, participava da reunião e disse que o tema da conversa foi desviado.

“Gabriel… Eu vou lhe dizer com muita serenidade: você tocou num assunto sobre o qual você não é autoridade pra tocar, eu penso que você já está numa universidade, num curso superior, e você deve saber ler. Se você conhece o decreto de 95, número 68, você precisa entender o que significa uma lista tríplice. Eu acho que você não sabe ler. Você é um analfabeto funcional”, diz o bolsonarista.

Em outro momento, ele hostilizou professor, dizendo que era “hipocrisia” e “ironia” ele dizer que trabalhava pelo bem da instituição.

Leia também:

1 – Maurício X Casagrande: não há reabilitação para mau-caratismo. Por Nathalí Macedo

2 – TV Manchete pode voltar ao ar através do dono da Havan, diz site

3 – Células nazistas crescem 58% e especialistas veem banalização do discurso de ódio

Reitor interventor é criticado por autoritarismo

Não é a primeira vez que o bolsonarista é criticado por posturas autoritárias na gestão da universidade. Em maio, o Consu (Conselho Universitário) se manifestou contra Soares. Ele rejeitou a inclusão de itens acatados por outros conselheiros, contrariando normas da própria universidade. Entre os assuntos estavam possíveis irregularidades praticadas por ele.

Desde agosto de 2019 a instituição está sob intervenção do governo Bolsonaro. O reitor não teve sequer 6% dos votos da comunidade acadêmica para assumir o cargo.

 

Participe de nosso grupo no WhatsApp clicando neste link.

Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link.