Cem dias após relatório, CPI não deu em nada

Atualizado em 6 de fevereiro de 2022 às 11:25
A imagem da CPI da Covid
Renan Calheiros, Omar Aziz e Randolfe Rodrigues, senadores que compõem o G7 da CPI (Jefferson Rudy/Agência Senado)

Segundo uma das conclusões do relatório final da CPI da Covid, 3,5 mil idosos poderiam ter sido salvos caso o Brasil não estivesse atrasado na campanha de vacinação, diz reportagem do Estado de S.Paulo, o Estadão. Mas nada de substancial foi feito depois da CPI.

LEIA MAIS:

1 – Tropa de choque bolsonarista na comissão quer ocupar ministérios
2 – Senadores da comissão querem aprovar projeto que blinda Anvisa de Bolsonaro 
3 – Renan Calheiros quer nova comissão da Covid: “Sabotagem do governo”

O que aconteceu após o relatório da CPI?

A comissão parlamentar no Senado indiciou o presidente Jair Bolsonaro, quatro ministros e outras 73 pessoas – além de duas empresas – por crimes relacionados à pandemia.

Passados 100 dias desde a apresentação do relatório, não há nem sequer um inquérito aberto para investigar o alto escalão do governo com base no documento.

Relatório final foi entregue pelos senadores ao procurador-geral da República, Augusto Aras, no dia 27 de outubro, um dia após a aprovação do relatório na CPI.

No dia 25 de novembro, Aras protocolou 11 petições, que tramitam em segredo de Justiça, relacionadas a Bolsonaro e a ministros. Trata-se de procedimentos preliminares, em que o procurador-geral avalia se vai, ou não, pedir investigação formal.

No Congresso, um clima de desconfiança se instalou entre os senadores da CPI, o que ficou explícito com a recente criação de um observatório para acompanhar os desdobramentos do relatório.

Participe de nosso grupo no WhatsApp clicando neste link

Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link