Rogério Carvalho pede investigação sobre ataques virtuais a membros da CPI

Atualizado em 29 de setembro de 2021 às 15:59
Veja o Rogério Carvalho
“Houve um ataque sistemático por robôs às nossas redes xingando, ofendendo e agredindo senadores da República, em uma ação orquestrada exatamente no dia do depoimento do senhor Hang”, afirmou o senador Rogério Carvalho. Foto: Divulgação

Senador Rogério Carvalho (PT-SE) apresentou, nesta quarta (29), um pedido para a presidência da CPI da Covid solicitar investigação sobre perfis nas redes sociais que interagiram com membros da comissão hoje.

LEIA MAIS:

1 – Exclusivo: Conheça o #InternetLivre, grupo de WhatsApp que gerou o gabinete do ódio

2 – Bolsonaro ficou fora de si ao saber do risco de apagão: “Eu vou perder a eleição”

3 – A bravura de Bruna Morato. Por Moisés Mendes

Pedido de Rogério Carvalho

“Queria pedir administrativamente que vossa excelência solicite à polícia legislativa do Senado Federal que façam rastreamento de todas as contas em rede social que interagiram com membros titulares e suplentes dessa CPI no dia de hoje”, afirmou.

O senador sergipano apontou um “ataque sistemático” nas redes durante o depoimento do empresário Luciano Hang, investigado pela Supremo Tribunal Federal pelo financiamento da disseminação de fake news.

“Faço esse pedido porque claramente houve um ataque sistemático por robôs às nossas redes xingando, ofendendo e agredindo senadores da República, em uma ação orquestrada exatamente no dia do depoimento do senhor Hang”, completou.

Luciano Hang é ouvido na CPI; quem é ele?

Nascido em 11 de outubro de 1962, ele é um empresário co-fundador das lojas Havan.

Sua empresa é considerada uma das maiores redes de lojas de departamentos do Brasil. Ele foi eleito pela revista Forbes o 21° mais rico do Brasil.

O empresário nasceu em Brusque, Santa Catarina, com ascendência alemã e italiana. Formou-se tecnólogo em processamento de dados. No ensino superior, foi presidente do Clube dos Estudantes Universitários de Brusque (CEUB) por três anos.

Numa inauguração de uma de suas lojas em Santa Maria, Luciano Hang disse que as universidades federais “formam zumbis e comunistas”. O reitor Paulo Burmann, da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) divulgou uma nota rebatendo Luciano Hang. Esta foi a segunda vez que Luciano Hang acusou a universidade de ter algum ensino ideológico.

No mês de maio de 2020, Hang foi condenado a indenizar o físico Marcelo Knobel, então reitor da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), por ter criado e propagado em sua conta no Twitter em julho de 2019 notícia falsa afirmando que Knobel haveria gritado “Viva la revolución” em uma cerimônia de colação de grau.