Zema ignora greve e decide não atender reivindicações de servidores

Atualizado em 11 de março de 2022 às 23:41
Zema ignora greve e decide não atender reivindicações de servidores. Foto do governador com camisa azul marinho, falando em um púlpito, com óculos de grau e cabelo grisalho liso
Governador diz que “prefere fazer o certo e não ser eleito”. Foto: Leandro Couri / EM

O governador de Minas Gerais, Romeu Zema (Novo), decidiu não atender reivindicação de servidores do funcionalismo público mineiro, porque vai “inviabilizar o estado”. As categorias ameaçam paralizações contra uma possível adesão do estado ao Regime de Recuperação Fiscal (RRF), além de pedir reajustes salariais.

Em resposta aos funcionários públicos, Zema disse que “prefere fazer o certo e não ser eleito”, mas que não irá “inviabilizar o estado”.

“Quero deixar muito claro que nós queríamos de dar mais, inclusive em um ano eleitoral, para mim, seria muito conveniente eu chegar aqui e falar que estamos dando 20, 30, 40%, seria uma maravilha. Mas, para mim o que vale mais é responsabilidade. Eu já falei e repito aqui: prefiro fazer o certo e não ser eleito, do que fazer o errado, ser eleito, e deixar o estado inviável. Eu estou aqui para comprar esse desgaste, eu estou aqui para fazer aquilo que o Estado dá conta de pagar”, afirmou o governador.

Leia mais:

1; Zema lidera, mas Kalil ganha trunfo em Minas, mostra pesquisa

2; Policiais de MG anunciam paralisação e pedem reajuste ao governo Zema

3; Loja da família Zema faz liquidação com roupas contaminadas por lama em Brumadinho (MG)

Saúde e educação também reivindicam reajustes ao governo Zema

O Sindicato dos Trabalhadores da Educação (Sind-UTE) cobra o pagamento de reajustes equivalentes a 22,24%. No entanto, a Justiça de Minas, através do desembargador Raimundo Messias Junior, exigiu o fim da greve.

Já os profissionais que atuam nos hospitais públicos do estado buscam a legalização para paralisarem. O grupo também exige reposição salarial e a suspensão da privatização do Hospital Regional João Penido, em Juiz de Fora.

Os agentes de segurança, uma das categorias que reinvidicam melhorias, recusaram a proposta oferecida pelo governo, de 10,06% de reajuste, o que causou uma manifestação pelo Centro de Belo Horizonte, onde houve episódios de violência e ruas interditadas. A categoria afirma que Zema não cumpriu com um acordo de reajuste salarial estabelecido em 2019, que previa um aumento salarial escalonado.

Participe de nosso grupo no WhatsApp clicando neste link

Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link