Rússia diz que Estados Unidos está estocando componentes de armas biológicas na Ucrânia

Atualizado em 9 de março de 2022 às 13:35
Volodymyr Zelensky e Joe Biden sentados conversando na Casa Branca.; eles são acusados de terem armas biológicas na Ucrânia
Volodymyr Zelensky e Joe Biden se encontraram na Casa Branca em setembro de 2021. Foto: Reuters

Os Estados Unidos está estocando componentes de armas biológicas na Ucrânia, de acordo com a porta-voz do Ministério das Relações Exteriores da Rússia, Maria Zarakhova. A acusação foi feita em uma entrevista coletiva nesta quarta-feira (09).

Zarakhova disse que teve acesso a documentos que comprovam que os americanos realizam programas biológicos em território ucraniano. No pronunciamento, ela cobrou que Washington revele mais detalhes sobre o assunto. A acusação já havia sido feita, alguns dias antes, pelo major-general russo, Igor Konashenkov. Ele disse que doenças estavam sendo desenvolvidas pelos Estados Unidos para uso em uma guerra biológica.

A porta-voz da Rússia comentou, também, sobre o avanço das negociações com a Ucrânia e disse que “será melhor se conseguirmos resultados por meio de negociações pacíficas”. Ela afirmou que Moscou “espera por passos mais significativos na próxima rodada de negociações”.

Leia mais:

1. Lavrov diz que não está nos planos da Rússia tomar o governo da Ucrânia

2. Guerra na Ucrânia: Pepsi suspende venda de refrigerantes na Rússia

3. Mourão diz que é ‘desproposital’ militares não aceitarem Lula

Zelensky acusa a Rússia de atrapalhar corredores humanitários

O presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, disse nesta quarta-feira (09), que a Rússia está “atacando” corredores humanitários. “Os invasores atiram em rotas de evacuação. Eles bloqueiam a entrega de equipamentos essenciais e medicamentos ao povo. O que eles querem? Que os ucranianos tirem das mãos dos invasores. Isso é tortura deliberada e sistemática, organizada pelo Estado. É cruel com todos os cidadãos”, disse.

No entanto, no sentido contrário ao da acusação do ucraniano, a porta-voz Maria Zarakhova “apelou” à Ucrânia que faça “todo o possível para garantir a passagem segura de civis”. A afirmação foi feita ao comentar as negociações entre os dois países.

“Infelizmente, na prática, os acordos muitas vezes não são respeitados. Apelamos ao lado ucraniano para fazer todo o possível para garantir a passagem segura de civis e esperamos que um passo mais significativo seja dado nas próximas rodadas de negociações”, disse ela. Além disso, Zarakhova informou que cerca de 2 milhões de pessoas pediram para serem evacuados para a Rússia.

Participe de nosso grupo no WhatsApp clicando neste link

Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link