Rússia retira tropas e encerra manobras militares na Crimeia

Atualizado em 16 de fevereiro de 2022 às 9:37
A imagem do blindado da Rússia
Foto: Ministério da Defesa da Rússia/EPA/Via BBC

Rússia anunciou nesta quarta (16) o fim das manobras militares e a retirada de parte de suas tropas da península da Crimeia.

“As unidades do distrito militar do sul finalizaram os exercícios táticos nas bases da península da Crimeia, retornando a suas bases permanentes”, afirmou o ministério russo da Defesa em um comunicado, citado pelas agências notícias locais.

Comunicado informa que tanques, veículos de infantaria e artilharia deixarão serão levados de trem. Canais de televisão russos exibiram imagens noturnas de um trem blindado que atravessava a ponte sobre o estreio de Kertsch, construída pela Rússia para ligar a Crimeia a seu território.

LEIA MAIS:

1 – VÍDEO – Bolsonaro se reúne com Putin em Moscou; veja conversa
2 – Bolsonaro está com Putin porque foi esnobado por Biden, diz New York Times
3 – Live das 5: O que está por trás da visita de Bolsonaro a Putin

O que a Rússia fez?

A Rússia mobilizou maias de 100 mil militares na fronteira ucraniana, de acordo com os países ocidentais. As manobras militares dos exércitos russo e belarusso prosseguem até 20 de fevereiro em Belarus, outro vizinho da Ucrânia.

Na terça, Moscou anunciou uma retirada parcial dos soldados enviados há duas semanas à região de fronteira com a Ucrânia, um sinal de distensão após dois meses de temores sobre uma invasão, em um contexto de crise entre a Rússia e os países ocidentais.

Participe de nosso grupo no WhatsApp clicando neste link

Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link