EUA alertam que Rússia vai invadir Ucrânia

Atualizado em 11 de fevereiro de 2022 às 17:29
EUA alertam que Rússia vai invadir Ucrânia
Foto: Reprodução

EUA alertam que Rússia vai invadir Ucrânia. A Casa Branca afirmou que tem informação de que Putin invadirá a Ucrânia antes do fim da Olimpíada de Inverno de Pequim, prevista para terminar em 20 de fevereiro.

O presidente russo, Vladimir Putin decidiu que Rússia vai invadir Ucrânia. A decisão já foi comunicada às Forças Armadas. A informação foi divulgada pela rede pública americana PBS News.

“Continuamos a ver sinais de escalada russa, incluindo novas forças chegando à fronteira ucraniana”, afirmou, em comunicado, o conselheiro nacional de segurança dos EUA, Jake Sullivan.

Leia também:

1- Putin faz pedido para Bolsonaro em relação à Covid-19

2- Bolsonaro vai levar radicais em comitiva oficial para ver Putin

3- “Pau mandado”: Bolsonaro quer dar recado aos EUA com visita a Putin

Rússia passa por momento tenso

Esse é o momento mais tenso da disputa entre os dois países. O imbróglio começou pela exigência do governo russo de que o Ocidente garanta que a Ucrânia não vai aderir à Otan, uma aliança de 30 países liderada pelos Estados Unidos.

Na prática, Moscou vê essa possível adesão como uma ameaça à sua segurança. Os laços entre Rússia, Belarus e Ucrânia existem desde antes da criação da União Soviética (1922-1991).

Ao longo das últimas semanas, Putin se reuniu com lideranças de vários países, como França e Reino Unido, na tentativa de arranjar uma solução para o dilema. As tentativas foram frustradas.

Participe de nosso grupo no WhatsApp clicando neste link

Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link