Putin autoriza convocação de soldados sírios para lutar na Ucrânia

Atualizado em 11 de março de 2022 às 20:07
Putin autoriza convocação de soldados sírios para lutar na Ucrânia. Foto de um soldado dentro d eum tanque de guerra e uma bandeira da Rússia trmulando.
Soldados deverão atuar na fronteira com a Ucrânia. Foto: AFP

O presidente da Rússia, Vladimir Putin, autorizou a convocação de soldados sírios para lutar na Ucrânia. A decisão foi anunciada nesta sexta-feira (11). Os combatentes somarão ao exército russo, que está no país vizinho desde o dia 24 de fevereiro.

A medida permite que os militares, que tem uma ampla experiência em conflitos, como o da Síria, poupe mais baixas militares de soldados russos no território ucraniano. Até agora, cerca de 190 mil integrantes do exército da Rússia, que estavam em regiões de fronteira, já ingressaram no país.

Leia mais:

1 – Putin enxerga avanços em negociações com Ucrânia

2 – Ipespe: Brasileiros dão razão à Ucrânia, mas neutralidade de Bolsonaro tem grande apoio

3 – Ex-militares bolsonaristas dizem integrar “tropa especial” na Ucrânia: “Nem minha mãe sabe”

Número de voluntários para lutar na Ucrânia é de 16 mil

Segundo a agência de notícias Reuters, o ministro da Defesa russo, Sergei Shoigu, em uma reunião do Conselho de segurança, disse que há 16 mil voluntários no Oriente Médio para lutar junto com os russos na guerra contra Kiev.

Na quinta-feira (10), chefes da Inteligência estadunidense disseram que a Rússia ficou surpresa com a resistência ucraniana, já que o Kremlin esperava uma vitória rápida e sem grandes custos. O recrutamento foi anunciado primeiramente por um site de notícias sírio chamado DeirEzzor24, que informou que a Rússia estava procurando voluntários para atuar como guardas contratados durante um período de seis meses.

Participe de nosso grupo no WhatsApp clicando neste link

Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link