Destaques

Saiba tudo sobre o desaparecimento de padre congolês em SP

Padre Quentin Venceslas Kolela – Reprodução/Facebook

O padre congolês Quentin Venceslas Kolela, que atuava na Paróquia São Judas Tadeu, no Tatuapé, Zona Leste de São Paulo, está desaparecido desde 3 de julho. Ao G1, colegas do religioso, que tem 40 anos e está no Brasil desde 2020, relataram que ele foi assediado e destratado por integrantes da Congregação dos Agostinianos da Assunção (Assuncionistas), da qual faz parte. Segundo os párocos, esse preconceito ocorreu principalmente por ele ser estrangeiro e não falar português e motivou sua saída.

Padre Kolela saiu da casa paroquial para almoçar e não retornou, pelo que consta em um comunicado divulgado pela paróquia nas redes sociais na sexta-feira (15). “Quando o Kolela saiu de casa, ele enviou uma mensagem dizendo: ‘Estou deixando a congregação, estou em outro lugar'”, disse ao portal de notícias da Globo o Superior Geral dos Assuncionistas no Brasil Luís Gonzaga da Silva, que mesmo com o recado decidiu registrar o desaparecimento em um BO, no mesmo dia em que o caso foi noticiado na internet. Já no dia 22, outro boletim de ocorrência foi registrado, desta vez na polícia de São Paulo.

Gonzaga, líder dos Assuncionistas, disse que registrou o desaparecimento de Kolela porque esperava novas comunicações após a sua saída. O padre revelou que, em conversa com um delegado amigo seu, surgiu a suspeita de que Kolela não tenha sido o autor da mensagem de despedida, e afirmou que sua preocupação é com o bem-estar de Kolela, que tem o visto de residência no Brasil intermediado pela Congregação dos Agostinianos da Assunção. Sendo assim, ele precisa comunicar formalmente sua saída da ordem, se for o caso.

“Queremos que o encontrem bem. Se ele não quiser voltar pra ordem, não tem problema, mas que dê uma satisfação, que consiste em uma carta pedindo desligamento. Essa carta é enviada para Roma, que vai olhar o pedido de saída dele. É assim que funciona”, disse Gonzaga.

Apesar dos relatos de que o congolês estava sofrendo uma pressão psicológica muito grande e por isso abandonou a Paróquia São Judas Tadeu, a Congregação dos Agostinianos da Assunção (Assuncionistas) disse que “não tem nenhum conhecimento sobre tais fatos”.

Em nota conjunta divulgada na última sexta-feira (22), a Congregação dos Agostinianos da Assunção e a comunidade paroquial de São Judas Tadeu disseram que as instituições “seguem apreensivas em busca de notícias do Padre Quentin Venceslas Kolela” e pediu que qualquer informação sobre o religioso seja comunicada às autoridades. “Conclamamos todo o povo de Deus e as pessoas de boa vontade a se unirem a nós em oração, para que este nosso irmão seja encontrado em segurança e com plena saúde”, diz trecho do texto.

Já a Arquidiocese de São Paulo declarou que “acompanha com apreensão o caso do desaparecimento do Padre Kolela Quentin Vencelas, missionário da Congregação dos Agostinianos da Assunção (Assuncionistas) e colaborador na Paróquia São Judas Tadeu, no Tatuapé”.

Procurada pelo g1, a Polícia Civil do Rio de Janeiro disse que “o caso foi registrado na Delegacia de Descoberta de Paradeiros (DDPA) e encaminhado à Polícia Civil do Estado de São Paulo, que dará seguimento às investigações”. Em contrapartida, a Secretaria de Segurança Pública (SSP) informou, em nota, que não localizou nenhum registro do desaparecimento de Kolela em seu sistema.

Questionada sobre a resposta da polícia paulista, a Polícia Civil do Rio de Janeiro declarou, nesta sexta (22), que, “de acordo com a Delegacia de Descoberta de Paradeiros (DDPA), a cópia do procedimento foi enviada por meio digital (e-mail) para a Delegacia de Homicídios e de Proteção à Pessoa (DHPP) de São Paulo, no mesmo dia da confecção do registro de desaparecimento na DDPA. O documento físico está em trâmite para a Polícia Civil daquele estado”.

Participe de nosso grupo no WhatsApp clicando neste link

Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link

Jessica Alexandrino

Disqus Comments Loading...
Share
Published by
Jessica Alexandrino

Recent Posts

VÍDEO – Alvo de chacota: como foi ‘carreata fantasma’ de Bolsonaro em Acaraju

A passagem de Jair Bolsonaro em Acaraju, Sergipe, viralizou de forma negativa nas redes sociais.…

1 hora ago

Sobrinho de socialite acusa suposto marido de roubar joias, tapetes persas e obras de arte

A socialite Regina Gonçalves, de 88 anos, voltou ao seu apartamento no Edifício Chopin, em…

3 horas ago

Pousadas da empresa dona da pensão que pegou fogo em Porto Alegre têm cheiro forte e lixo pelo local

O incêndio que resultou na morte de 10 pessoas na madrugada de sexta-feira (26) em…

3 horas ago

Membros do STF, STJ e PGR emendam feriado em viagem à Europa

Uma comitiva formada pelos ministros Dias Toffoli e Gilmar Mendes, do Supremo Tribunal Federal (STF),…

3 horas ago

DCM Ao Meio-Dia: Vocalista do Molejo morre aos 51 anos; aliados de Bolsonaro querem lançar Michelle à Presidência

AO VIVO. Prof. Viaro e Pedro Zambarda fazem o giro de notícias. Entrevista com a…

3 horas ago

VÍDEO – Papa Francisco recebe Dilma Rousseff no Vaticano: “Prazer revê-la”

Neste sábado (27), o Papa Francisco recebeu a ex-presidente do Brasil e atual presidente do…

4 horas ago