Jovem Pan é acusada de usar plataforma com nome de Samy Dana para plagiar reportagens

Atualizado em 25 de janeiro de 2024 às 11:29
Samy Dana, comentarista na Jovem Pan. Foto: reprodução

O Grupo Jovem Pan, conglomerado que engloba rádio, televisão e portal de notícias, está no centro de uma denúncia grave. Segundo o The Intercept Brasil, ex-funcionários afirmam que a empresa utiliza um programa de inteligência artificial chamado “Samy News” para plagiar conteúdo de outros veículos, publicando-o em seu site sem atribuir os devidos créditos aos verdadeiros autores.

A denúncia foi encaminhada ao Intercept Brasil por profissionais que foram recentemente demitidos em um processo acelerado de esvaziamento que a Jovem Pan vem enfrentando desde o ano passado.

No dia 3 de janeiro, a Jovem Pan demitiu quatro repórteres, reduzindo para apenas 11 o número de jornalistas em sua redação. Segundo ex-funcionários, essas demissões estão diretamente relacionadas ao uso de um programa para copiar notícias de outros portais.

Com a implementação da inteligência artificial, parte das responsabilidades dos jornalistas passou a ser a de verificar as cópias, numa tentativa de evitar o plágio antes da publicação das matérias.

A Jovem Pan, que teve um aumento de destaque durante o governo Bolsonaro (PL), enfrentou uma queda acentuada nas verbas públicas de publicidade desde a posse de Lula, em 2023. A emissora também perdeu cotas importantes de publicidade privada após a “campanha de desfinanciamento” do grupo Sleeping Giants Brasil.

Comparação entre uma reportagem do Globo e a cópia feita pela Jovem Pan. Reprodução Intercept Brasil

Com problemas financeiros, a Jovem Pan optou por reduzir sua equipe. Para manter o site em operação, incluindo áreas pagas para leitores, começou a usar a plataforma “Samy News,” que, segundo ex-funcionários, copia postagens em alta velocidade.

Uma análise do Intercept revelou que atualmente, 70% do material produzido pela Jovem Pan é gerado pela inteligência artificial, copiando textos de veículos renomados como G1, Folha, CNN, Estadão, Valor Econômico e UOL.

Os ex-funcionários afirmam que o programa “Samy News” mapeia matérias de outros veículos, altera o texto e disponibiliza para publicação em diversas editorias, incluindo economia, política e entretenimento.

Os denunciantes não explicaram como Samy Dana, economista e professor, implementou a plataforma, mas afirmaram que ele teve um papel crucial nas decisões editoriais da empresa.

Os ex-funcionários afirmam que o uso da “Samy News” tornou-se obrigatório na redação da Jovem Pan entre novembro e dezembro de 2023. Matérias feitas por IA eram assinadas como “da Redação” para indicar que eram cópias.

Participe de nosso grupo no WhatsApp, clicando neste link
Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link