Secretária da Covid no Governo desmente Bolsonaro e defende vacina para crianças

Atualizado em 26 de dezembro de 2021 às 20:25
Bolsonaro olhando para cima
Bolsonaro foi contrariado por Secretária – Foto: Reprodução

A estratégia do governo Bolsonaro de boicotar a vacinação de crianças sofreu um baque junto ao STF. A Secretária Extraordinária de enfrentamento à Covid, Rosana Leite de Melo, defendeu a vacina em documento enviado ao Supremo. Segundo ela, a imunização é segura e não há qualquer risco para a faixa etária aprovada pela Anvisa. Completamente diferente do que vem dizendo o presidente.

Membro do ministério da Saúde, ou seja, subordinada de Queiroga, ela contrariou o chefe. Em nota técnica mandada para o STF, que vem analisando o caso, Rosana defendeu as vacinas. “Antes de recomendar a vacinação [contra a] Covid-19 para crianças, os cientistas realizaram testes clínicos com milhares de crianças e nenhuma preocupação séria de segurança foi identificada”, diz trecho do documento, segundo disse a Folha.

Em outra parte, a secretária foi além e lembrou que “As vacinas [contra a] Covid-19 estão sendo monitoradas quanto à segurança com o programa de monitoramento de segurança mais abrangente e intenso da história do Brasil”. Esta posição foi dada embasar o posicionamento da AGU no processo que o PT move contra o governo Bolsonaro no Supremo.

Leia também

1 – Simone Tebet detona Bolsonaro: “Pior presidente da História do Brasil” 

2 – Eduardo Leite tenta derrubar Doria e se vende como o ‘vice dos sonhos’

3 – No nordeste, políticos do MDB pressionam o partido para aderir a Lula até abril

Vacina de Crianças e Bolsonaro

Ao contrário do que a Secretária responsável pelo enfrentamento à Covid disse ao STF, Bolsonaro é contra. O presidente já disse mais de uma vez que não quer que as crianças sejam vacinadas. Recentemente ele e Queiroga defenderam até a imunização apenas de quem apresentar atestado médico.

O DCM mostrou com exclusividade que tudo trata-se de uma estratégia junto a seu eleitorado. O presidente e seus aliados acreditam que a maioria da população é contra vacinar criança e isso pode ajudá-lo.