Sem anistia: militares golpistas no banco dos réus. Por Jeferson Miola

Atualizado em 9 de março de 2024 às 14:11
Ilustração Máucio Bonoto, na edição 44 do Grifo, jornal de humor e política.

A responsabilização criminal de oficiais da alta hierarquia das Forças Armadas implicados com a tentativa de golpe é um fato inédito na história republicana.

Não é nada trivial a Lei ser aplicada para punir, inclusive com prisão, capitães, coronéis, generais e um almirante. Um avanço notável num país marcado pela impunidade.

O inquérito da PF é um passo relevante, é verdade, mas será insuficiente se não abarcar as cúpulas militares e a institucionalidade militar, que operava o golpe como uma diretriz institucional para a continuidade do seu projeto de poder.

O general Estevam Theóphilo arrastou ainda mais a instituição militar para a cena do crime. No depoimento à PF, ele esclareceu que reuniu com Bolsonaro para discutir o plano golpista a mando do seu chefe hierárquico e então comandante do Exército, o general Freire Gomes.

Tal depoimento comprova, portanto, que não foram apenas alguns delinquentes fardados “ingênuos” que, isoladamente, teriam “se jogado na aventura” com Bolsonaro. O plano envolvia a própria hierarquia militar, que participou desde a concepção à articulação do empreendimento golpista.

Sabe-se hoje que no meio do caminho, devido ao impacto doméstico e internacional da vitória eleitoral do Lula e à pressão da Administração Biden sobre os militares, o consenso golpista na caserna ficou comprometido, e então alguns deles na última hora desistiram de continuar na empreitada.

Isso, contudo, não apaga aquilo que vários oficiais –que inclusive ainda continuam na ativa e em postos de comando– fizeram nas etapas precedentes do golpe. E tampouco elimina as responsabilidades de cada um deles no processo.

O ex-presidente Jair Bolsonaro e Freire Gomes, ex-comandante do Exército. Foto: Reprodução

As cúpulas das Forças Armadas buscam limitar o alcance das investigações a Bolsonaro, a seus comparsas mais imediatos e aos militares já investigados, e tentam blindar a instituição militar. Eles entregam aqueles generais e outros oficiais que, por vários motivos, a essa altura dos acontecimentos, são descartáveis, e livram outros envolvidos, as estruturas de comando e a instituição militar.

Sente-se no ar o cheiro de um grande acordo envolvendo Alto Comando do Exército, governo federal, PGR e STF para estabelecer este “cordão sanitário” e circunscrever as punições ao menor círculo possível.

O depoimento do general Freire Gomes à PF é um indício da materialização deste grande acordo. O ex-comandante do Exército, um vilão agora alçado à condição de herói e salvador da democracia, ofereceu justificativas pouco ou nada confiáveis.

As explicações não ficariam em pé se confrontadas com a trajetória dele no golpe, sobretudo quando impediu, em 29 de dezembro de 2022, a retirada do acampamento de extremistas no QG do Exército, de onde hordas fascistas saíram para vandalizar as sedes dos poderes da República em 8 de janeiro.

A ordem do general para se manter o acampamento se deu numa circunstância que agrava o significado da decisão: faltavam apenas dois dias para o fim do governo e poucas horas para Bolsonaro abandonar o país rumo aos Estados Unidos.

Além disso, naquele 29 de dezembro Freire Gomes já se reconhecia como um insubordinado. Dias antes, ele, juntamente com os comandantes da Marinha e Aeronáutica, havia decidido abandonar os postos de comando antes da posse do presidente Lula.

Inconformados com o resultado eleitoral, os comandantes das três Forças não aceitavam bater continência para quem foi eleito pela soberania popular para ser o comandante supremo das Forças Armadas. Uma falta grave, de insurgência inaceitável contra a democracia.

Apesar disso, mídia e ministros do STF encamparam a versão diversionista dos militares; que, assim, vão cristalizando esta narrativa deformada sobre os acontecimentos.

A apuração da verdade e a punição de civis, militares e instituições envolvidas é um requerimento democrático e de justiça. Não é aceitável nem anistia nem acordo para livrar quem cometeu este grave crime.

A impunidade é um estímulo para a repetição de atentados contra a democracia. O Brasil precisa superar esta cultura nefasta de acordos e anistias. Passo fundamental para isso é colocar todos militares golpistas no banco dos réus e realizar a reforma militar no país.

Publicado originalmente no blog de Jeferson Miola

Siga nossa nova conta no X, clique neste link
Participe do nosso grupo no WhatsApp, clicando neste link
Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link