Ministro Dias Toffoli é favorável ao semipresidencialismo no Brasil

Atualizado em 16 de novembro de 2021 às 21:53
Dias Toffoli
Dias Toffoli falou sobre o semipresidencialismo

Dias Toffoli falou em um evento em Portugal que é favorável ao modelo do semipresidencialismo no Brasil. Segundo o ministro do STF, durante a pandemia da Covid-19, ficou claro que o Supremo atua como “moderador”. José Levi, ex-AGU, foi outro nome que defendeu o modelo político.

Gilmar Mendes, Alexandre de Moraes e Nunes Marques também foram para Lisboa. Todos participam do 9º Fórum Jurídico da capital portuguesa. Segundo Toffoli, a mudança no modelo político pode ser benéfica para a população.

“Nós já temos um semipresidencialismo com um controle de poder moderador, que hoje é exercido pelo Supremo Tribunal Federal. Basta verificar todo esse período da pandemia”, opinou o ministro.

José Levi disse que congressistas são colocados como protagonistas nas decisões políticas neste formato. “Pergunto eu: por que não tentar isso no Brasil? Sobretudo no Brasil de hoje, onde, sem nenhuma dúvida, o centro da política já é o Parlamento, como é próprio de uma democracia representativa”, declarou.

“É natural que seja assim. Por que não formalizar a parlamentarização do modelo ou a sua semiparlamentarização, ou um semipresidencialismo? Porque já é, em alguma medida, praticada”, concluiu.

Leia mais:

1 – Com medo de demissão, Guedes aceita pressão e promete reajuste salarial para servidores

2 – Lavajatista Sardenberg é condenado a indenizar ex-ministro do STJ

3 – Após Bolsonaro confessar interferência no Enem, presidente do Inep pode ser afastado

Haddad não concorda com opinião de Dias Toffoli

Em julho deste ano, Fernando Haddad (PT) deu sua opinião sobre o semipresidencialismo. O petista deixou claro que não concorda com a visão dada por Toffoli.

“O impeachment sem crime, a fraude eleitoral de 2018 e o semipresidencialismo são três atos da mesma peça de teatro. A vítima é a mesma: a soberania popular. Imagine o Congresso escolher o chefe de governo”, escreveu na época.

Participe de nosso grupo no WhatsApp clicando neste link

Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link