Socialite ligada a Cascavel e Pazuello, que tem cargo na Saúde, fez turismo no auge da pandemia. Por Zambarda

Atualizado em 5 de agosto de 2021 às 9:12
A nova representante do Ministério da Saúde em Pernambuco, Paula Amorim, indicada no mês passado – Paula Amorim no WhatsApp

O DCM noticiou em julho de 2020 que uma “amiga de Pazuello” foi nomeada para chefiar o Ministério da Saúde em Pernambuco. Ana Paula Amorim Batista da Silva teve a nomeação para o cargo comissionado efetivada no dia 15 de junho daquele ano na superintendência do ministério naquele estado.

No cargo, Paula ganha cerca de R$ 10 mil e, de acordo com a assessoria de Pazuello na época, ele e ela são amigos “há cerca de 30 anos, apresentados por conhecidos em comum”.

Ela continua no cargo. 

O general Eduardo Pazuello era interino no momento em que ela assumiu o cargo, tornou-se ministro em setembro e caiu em 23 de março de 2021.

Em agosto do ano passado, a deputada federal Marília Arraes (PT) e o presidente do PSOL em Pernambuco, Severino Alves, ingressaram com um pedido de investigação na PGR, chefiada por Augusto Aras, para verificar se não há desvio de finalidade na nomeação de Ana Paula Amorim. Ela assumiu o cargo sem ter conhecimento na área de Saúde.

Paula Amorim é conhecida nos bastidores como uma “facilitadora de negócios”. Ninguém sabe exatamente como ela ganha dinheiro com isso. O que explica, talvez, é que ela é cunhada do ex-deputado João Fernando Coutinho do PROS, que deixou o cargo em 2019 e é presidente da legenda no estado. 

No Instagram, ostenta uma vida solteira de alto padrão e festas no Copacabana Palace e no Palácio Garibaldi, em Curitiba. Aparece em fotos com políticos, incluindo o governador de São Paulo, João Doria Jr. No Paraná, não deixou de registrar uma fotografia de fã no Instagram com o procurador Deltan Dallagnol, chefe da Força-Tarefa da Lava Jato.

Paula Amorim e seu ícone, Deltan Dallagnol. Foto: Reprodução/Instagram

Fontes conversaram com o DCM com mais detalhes da história de Paula Amorim, que mantém o cargo dentro da pasta.

Amigo do homem forte e não do ex-ministro

Airton Antonio Soligo, conhecido como Cascavel, e o ex-ministro Pazuello. Foto: Secom/Divulgação/Agência Brasil

Diferentemente do que foi divulgado na época, Ana Paula Amorim não era amiga “há 30 anos” de Eduardo Pazuello. O verdadeiro amigo da socialite é o empresário e também político Airton Antonio Soligo, conhecido como Cascavel. Forte no norte do Brasil, ele foi assessor de Pazuello antes mesmo de receber um cargo no Ministério da Saúde, ele se tornou secretário também da Saúde em Roraima com a queda do ex-ministro.

Cascavel manteve uma relação próxima com Pazuello em todo o momento da pandemia. Ele coleciona acusações de crimes desde a década de 1980, incluindo corrupção ativa, grilagem e nepotismo. Responde acusação de estupro desde 2019.

O carro que Pazuello estava usando em Brasília no mês de julho, como secretário de Assuntos Estratégicos do governo Bolsonaro, é de Cascavel e não dele.

Carro de Pazuello em Brasília e as informações enviadas ao DCM. Foto: Reprodução

 

Considerando todo esse relacionamento entre Airton Cascavel e Pazuello, alguns o apontaram como o “número 2” do Ministério da Saúde. Outros afirmam que Cascavel era o “ministro de fato”..

Pazuello buscou intermediários para negociar a compra da CoronaVac enquanto o próprio Cascavel conversou com Dimas Covas, presidente do Instituto Butantan, em dezembro de 2020. Airton Cascavel também falou por telefone com o governador João Doria Jr., reduzindo as tensões entre o tucano e o presidente Bolsonaro.

Paula Amorim, então, recebeu esse cargo dentro do Ministério da Saúde de um homem que realmente operacionalizou a pasta e não tomou as medidas necessárias no combate da pandemia.

Uma reportagem do The Intercept Brasil aponta que Cascavel, quando se tornou secretário de Saúde em Roraima, cortou 30 leitos de um total de 90, tendo um orçamento de  R$ 4,32 milhões para investir nesses mesmos leitos de UTI. 

Entre 3 maio, quando Cascavel assumiu a secretaria, e 22 de julho, o número de mortes por covid subiu de 400 mil brasileiros para mais de meio milhão. Esse é o amigo de Ana Paula Amorim.

O que a socialite fez no Ministério da Saúde na pandemia? Viajou

Ana Paula Amorim possui um Instagram fechado para amigos. Em fotos nos dias 3 até 6 de julho, ela aparece viajando acompanhada, sem máscara, em São Paulo, quando o país tinha em torno de 523 mil mortos pelo novo coronavírus.

No dia 18 do mesmo mês, Paula Amorim estava no Vecchia Toscana, restaurante italiano, bebendo vinho em Campos do Jordão. O Brasil já tinha 542 mil mortes por covid.

Já no dia 24 de julho, Paula estava em Morretes, no Paraná. O país estava com aproximadamente 550 mil óbitos na pandemia.

O último ato público registrado de Paula Amorim como superintendente do Ministério da Saúde em Pernambuco é de 22 de fevereiro deste ano. Naquela data, ela recebeu gestores do SUS no estado.