Entidades promovem em SP ato pela libertação de Assange

O ato vai ocorrer no mesmo dia em várias cidades do mundo

Atualizado em 19 de fevereiro de 2022 às 20:35
Entidades promovem em SP ato pela libertação de Assange
Foto: Reprodução

Organizações populares saem às ruas em São Paulo pela liberdade do jornalista australiano Julian Assange, criador da plataforma Wikileaks. A manifestação está marcada para o dia 25 de fevereiro, às 10h, em frente ao escritório da embaixada dos Estados Unidos. Uma carta-manifesto pela liberdade de Assange também será entregue na embaixada.

Preso político há quase dez anos, o jornalista encontra-se em penitenciária de segurança máxima, em Londres, acusado de revelar informações secretas do governo dos Estados Unidos.

O ato vai ocorrer no mesmo dia em várias cidades do mundo. Para a presidenta da Federação Nacional dos Jornalistas, Maria José Barbosa, o caso de Julian Assange não está sendo levado a sério como deveria. “O que estão fazendo com ele, individualmente, é ilegal, imoral e desumano. Mas o que está em questão é maior do que um caso individual”, afirma.

Leia também:

1- Movimento que luta por liberdade de Julian arrecada US$ 38 milhões

2- Julian é indicado ao Prêmio Nobel da Paz

3- Julian ganha na Justiça direito de recorrer de extradição

Prisão de Assange

A perseguição ao jornalista começou depois que ele publicou milhares de documentos vazados dos serviços de inteligência dos EUA.

Esses documentos comprovam crimes de guerra, cometidos pelas tropas estadunidenses e seus aliados no Afeganistão, no Iraque, em Guantánamo e em outros lugares. Entre os crimes, figuram assassinatos de civis desarmados, torturas, estupros e violações de direitos de prisioneiros.

Assange e o Wikileaks também divulgaram ações dos EUA para desestabilizar governos não alinhados e provocar guerras, como no Egito, Iêmen, Líbia, Síria, Paquistão e Tunísia.

Participe de nosso grupo no WhatsApp clicando neste link.

Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link.