Steve Bannon é indiciado e pode ser preso a qualquer momento

Atualizado em 12 de novembro de 2021 às 19:04
Steve Bannon
Steve Bannon. Foto: Reprodução

Steve Bannon foi indiciado por desacato ao Congresso. O estrategista de extrema-direita foi formalmente acusado pela Justiça americana nesta sexta (12). Segundo a CNN, uma ordem de prisão deve ser emitida a qualquer momento.

O procurador-geral Merrick Garland foi o responsável pela ordem. Ele tem sido alvo de forte pressão política. Bannon foi intimado a depor em comitê da Câmara dos Representantes que investiga a invasão ao Capitólio. Entretanto, desafiou a comissão e não compareceu à audiência.

Cada acusação de desacato ao Congresso pode causar de 30 dias a um ano de prisão, além da multa de US$ 100 a US$ 1 mil. O juiz determinará a sentença após julgar o caso. A data do julgamento ainda não foi definida.

Trump invocou o privilégio executivo para evitar que seus ex-assessores deponham perante o comitê investigativo. O privilégio executivo é um poder presidencial que impede que as comunicações do presidente sejam compartilhadas com o Congresso. Como resultado, Bannon disse que não cooperararia com as investigações.

Na intimação, o comitê disse ter motivos para acreditar que Bannon tem informações relevantes sobre a invasão ao Capitólio. “Bannon, ex-estrategista-chefe e conselheiro do presidente, é cidadão particular desde que deixou a Casa Branca em 2017”, diz o colegiado.

Leia também:

1 – Médico relata ameaças do vereador bolsonarista Gabriel Monteiro em plantão

2 – Subprocurador manda TCU afastar responsáveis pelo Orçamento Secreto

3 – Ministro do Meio Ambiente ignora dados de desmatamento: “Não acompanhei”

Amigo da família Bolsonaro, Steve Bannon também está na mira da PF no Brasil

A amizade com o deputado Eduardo Bolsonaro (PSL-SP) colocou Steve Bannon na mira da Polícia Federal.

As investigações sobre as andanças do filho do presidente com o estrategista chefe da campanha de Donald Trump avançaram bastante e prometem desdobramentos em breve.

 

Participe de nosso grupo no WhatsApp clicando neste link

Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link