STF manda Senado destruir documentos da CPI da pandemia

Atualizado em 25 de fevereiro de 2022 às 19:53
STF manda Senado destruir documentos da CPI da pandemia. Foto dos relatores reunidos discutindo conjuntamente.
Renan Calheiros disse que dados já estão sob mãos da PGR. Foto: Agência Senado

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Gilmar Mendes, ordenou que a Presidência do Senado proceda com a imediata “destruição“ de documentos, dados e informações levantadas pela Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Covid-19 sobre a empresa OPT incorporadora Imobiliária e Administração de Bens Próprios Ltda.

O STF suspendeu o afastamento do sigilo telemático da empresa e assumiu a perda de objeto do mandado de segurança. O mandado pedia a quebra do sigilo telefônico, bancário e fiscal da empresa.

Nesta sexta-feira (25), a Corte emitiu uma nota em que explica que a decisão encaminhada para o Presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), decorre da perda da eficácia do mandado de segurança impetrado.

Leia mais:

1 – Bolsonaro ameaça usar Mendonça no STF para barrar temas progressistas

 

2 – Maluf ganha liberdade condicional após decisão do STF

 

3 – STF: Para Mendonça, fundão de R$ 4,9 bi é inconstitucional

Em reposta ao STF, Renan Calheiros disse que os dados já estão com a PGR

O ex-relator do colegiado, senador Renan Calheiros (MDB-AL), afirmou que os dados já estão sob o poder da Procuradoria-Geral da República (PGR), e não há razão para que permaneçam sob a guarda do Senado.

A empresa OPT entrou na mira das investigação da CPI da Covid após senadores membros identificarem “grande correlação comercial, bancária e fiscal” da companhia com a Precisa Medicamentos, que fez parte do esquema que tentava um superfaturamento na compra da vacina Covaxin.

Participe de nosso grupo no WhatsApp clicando neste link

Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link