STF inicia julgamento dos limites das Forças Armadas sobre os demais poderes

Atualizado em 29 de março de 2024 às 8:36
Militares em Brasília. Foto: reprodução

Nesta sexta-feira (29), o Supremo Tribunal Federal (STF) começa a julgar uma ação que discute os limites constitucionais da atuação das Forças Armadas em relação aos demais Poderes. Segundo o jornal O Globo, a análise ocorre no plenário virtual e está prevista para durar até o dia 8 de abril.

A questão foi levada ao STF por meio de uma ação apresentada pelo PDT em 2020, questionando pontos da legislação que regulamenta o emprego das Forças Armadas, especialmente sobre a atribuição do então presidente da República para decidir sobre o uso delas.

Em 2020, o ministro Luiz Fux, relator do caso, decidiu de forma liminar que as Forças Armadas não têm o chamado “poder moderador” em conflitos entre Executivo, Legislativo e Judiciário. Fux destacou que nenhum Poder deve prevalecer sobre os demais em uma federação.

O contexto para o pedido do PDT foi marcado por declarações do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e seus apoiadores sobre um suposto dispositivo constitucional que permitiria intervenção militar para restabelecer a ordem. Em uma reunião ministerial de abril de 2020, Bolsonaro mencionou o artigo 142 da Constituição nesse contexto, que voltou a ser mencionado durante os atos golpistas entre 2022 e 2023.

Bolsonaristas pediam o acionamento do artigo 142 na esperança de um golpe. Foto: reprodução

O STF já havia descartado essa interpretação, afirmando que as Forças Armadas não têm um papel de mediação hegemônica. A Advocacia-Geral da União (AGU) também enviou um parecer ao Supremo, reforçando que as Forças Armadas não têm poder moderador e não podem ser usadas contra outros Poderes.

O julgamento ocorre em meio às investigações da Polícia Federal sobre uma suposta tentativa de golpe de Estado, com o ex-ajudante de ordens de Bolsonaro, Mauro Cid, alegando que a cúpula das Forças Armadas discutiu um decreto de estado de sítio no país.

Siga nossa nova conta no X, clique neste link
Participe de nosso canal no WhatsApp, clique neste link
Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link