STF julga se porte de drogas para uso deve ser crime nesta 4ª; Marcha da Maconha convoca ato

Atualizado em 24 de maio de 2023 às 8:30
Manifestante durante ação a favor da liberação da maconha. (Foto: Reprodução)

Por Caroline Oliveira e Gabriela Moncau

O Supremo Tribunal Federal (STF) retoma, nesta quarta-feira (24), o julgamento que definirá se é constitucional criminalizar alguém por portar drogas para consumo próprio. Por isso, com o mote “Legaliza tudo STF”, a Marcha da Maconha de São Paulo convocou um ato neste mesmo dia, às 18h30 no MASP, na av. Paulista. Com panfletagem e aula pública, o protesto desta quarta é um “esquenta”, dizem os organizadores, da grande marcha anual, que está marcada para o próximo 17 de junho.

O tema começou a ser julgado pela Corte em 2015, por um recurso apresentado pela Defensoria Pública de São Paulo, depois que um homem foi condenado a cumprir dois meses de serviços comunitários por ter sido flagrado com três gramas de maconha dentro da sua cela, no Centro de Detenção Provisória de Diadema.

Segundo a Defensoria, a legislação atual viola os princípios da intimidade e da vida privada. O que se argumenta é que o artigo 28 da Lei de Drogas (nº 11.343/2006), que prevê penas para quem porta substâncias para consumo pessoal, é inconstitucional, já que, além de ferir o direito à autodeterminação, seria um crime cuja única “vítima” é a própria pessoa que o comete. Antes que o então ministro Teori Zavascki pedisse vistas, paralisando o julgamento por oito anos, três magistrados deram seus votos.

Ministro Gilmar Mendes. Sessão plenária do STF. Brasilia, 20-06-2018. Foto: Sérgio Lima/Poder 360

O ministro Gilmar Mendes, relator do caso, defendeu que portar drogas para uso próprio deixe de ser crime. Já os ministros Luís Roberto Barroso e Edson Fachin se posicionaram pela descriminalização do porte apenas para a cannabis, posição que a Marcha da Maconha SP considera um “absurdo jurídico”.

“Vamos para a rua para defender não a descriminalização da maconha, como querem alguns ministros, mas a legalização de todas as drogas, o fim da guerra e o começo da liberdade”, afirma Júlio Delmanto, ativista da Marcha da Maconha SP.

O plenário quase retomou o julgamento em 2019, mas depois de reuniões entre o então presidente do STF, Dias Toffoli, e o governo Bolsonaro, mediado pelo notório proibicionista Osmar Terra, o tema foi retirado da pauta. Previsto para ser retomado nesta quarta (24), o próximo a proferir o voto será o ministro Alexandre de Moraes, que substituiu Zavascki na Corte depois de sua morte em um acidente de avião, em 2017.

“O Estado não pode tratar adultos como crianças”

A tese jurídica em debate, sintetiza o advogado Cristiano Maronna, secretário-executivo da Plataforma Brasileira de Política de Drogas, “é de que o Estado não pode tratar como crianças pessoas adultas. Isso é um paternalismo penal inadmissível”.

Avaliando que há pouca perspectiva de mudanças na Lei de Drogas por parte do Congresso e do Executivo, Maronna, que é também conselheiro do Instituto Brasileiro de Ciências Criminais (IBCCRIM), acredita que “a única oportunidade que se abre no momento é essa, do Supremo declarar a inconstitucionalidade do artigo 28”.

“Por conta do acirramento na relação entre os poderes durante o governo Bolsonaro”, analisa, “há uma parcela do Supremo que pensa que esse tema deveria ser tratado pelo Congresso, que pensa que a Corte não deveria avançar sobre esse tema, que é polêmico e pode desagradar pessoas no momento em que o país continua polarizado”. No entendimento de Maronna, no entanto, “já faz oito anos que o julgamento começou e ele precisa terminar”.

Na visão do conselheiro do IBCCRIM, entre os aspectos nebulosos na atual política proibicionista de drogas que o julgamento deveria definir estão “a fixação de critérios objetivos de diferenciação entre usuário e traficante, baseados em quantidades e também na exigência de prova da intenção de mercadoria”. Ou seja, propõe Maronna, “que só pudesse haver condenação por tráfico se provada a intenção de comércio, e esse ônus é da acusação, não é de quem está se defendendo”.

Para movimentos, só descriminalizar o uso não resolve

Delmanto explica que o ato desta quarta (24) não tem como objetivo se dirigir aos ministros do STF, “que já têm seus votos decididos, na maioria das vezes apenas com bases políticas e morais, não jurídicas ou científicas”. “A marcha quer falar com a população, pois acredita que as mudanças sociais é que sustentam as mudanças legais e políticas”.

Além disso, a Marcha da Maconha SP quer “apresentar sua visão crítica da descriminalização da posse de drogas, que não nos contempla”, destaca. Na convocatória do ato, o movimento ressalta que “esta votação não resolve os problemas estruturais que a guerra às drogas causa à sociedade, como encarceramento em massa, violência policial, estigma, dificuldade de procurar cuidado, tráfico violento, dificuldade de pesquisa, corrupção, etc., mas não vamos deixar de fazer barulho”.

Se o Supremo decidir que no Brasil deixará de ser crime o porte de drogas para uso pessoal, afirma Júlio Delmanto, “acreditamos que será um pequeno avanço em um contexto de paralisia do Executivo, do Legislativo e do Judiciário, que são coniventes com a violência, o racismo e o genocídio da população pobre e negra que são causados pela proibição e pela guerra”.

Participarão da aula pública representantes da Frente Estadual pelo Desencarceramento de São Paulo (FED-SP), do projeto Teto, Trampo e Tratamento, que atua na cracolândia, e da Rede Jurídica pela Reforma da Política de Drogas (Rede Reforma).

O ato, diz a organização, também servirá para convocar para a Marcha da Maconha SP deste ano que, no dia 17 de junho, tem concentração a partir das 14h20. Em 2022 a manifestação que reivindica o fim da guerra às drogas reuniu em torno de 80 mil pessoas na capital paulista. Desta vez o eixo, fazendo uma paródia de uma música do Nação Zumbi, é “Antiproibicionismo por uma questão de classe, reparação por necessidade”.

Originalmente publicado em Brasil de Fato

Participe de nosso grupo no WhatsApp, clicando neste link

Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link