STF segue julgamento do Orçamento Secreto: saiba como votaram Fux e Nunes

Atualizado em 10 de novembro de 2021 às 13:25
Nunes e Fux
O presidente do STF, ministro Luiz Fux e o também ministro Kassio Nunes Marques| Foto: Fellipe Sampaio/SCO/STF

Os ministros Luiz Fux e Nunes Marques, do STF, votaram na manhã desta quarta-feira (10) no julgamento sobre provisória da ministra Rosa Weber que suspendeu as emendas de relator, conhecidas como “orçamento secreto”.  Tribunal já formou maioria na noite desta terça (09) pela manutenção da decisão.

Fux acompanhou a relatora, Rosa Weber. Nunes Marques discordou. Com isso, o placar está em 7 a 2 para manter a decisão da ministra. Falta apenas o voto do ministro Dias Toffoli.

Fux não divulgou voto, tendo apenas seguido a relatora. Nunes Marques, por sua vez, apresentou um voto em que explicou suas divergências com Rosa Weber. Ele citou um argumento de ordem prática. Segundo o ministro, a suspensão da execução do orçamento pode “ocasionar grave risco à execução das políticas públicas em todo o país, sendo capaz de gerar verdadeiro caos nas mais diversas áreas, desde saúde (mormente em situação de pandemia como a atual) e educação, até infraestrutura, em todos os níveis de governo”.

Leia também:

1- Ex-ministro de Bolsonaro se junta a Moro no Podemos

2- Cidade em que ocorreria show de Marília Mendonça terá homenagem à cantora

3- Fora do Governo, Moro gastou dinheiro público para se filiar ao Podemos

Ministros podem mudar posicionamentos até fim da votação do “Orçamento Secreto”

A votação continua até as 23h59 desta quarta (10), no plenário virtual. Até o fim do prazo, os ministros ainda podem alterar seus posicionamentos, pedir vista ou pedir destaque do tema para o plenário físico. Se houver pedido de vista ou destaque, será preciso marcar nova data para retomar a análise.

O “orçamento secreto” é como ficaram conhecidas as emendas parlamentares pagas na modalidade “emendas de relator”. Ao contrário das emendas individuais, que seguem critérios bem específicos e são divididas de forma equilibrada entre todos os parlamentares, as emendas de relator não seguem critérios usuais e beneficiam somente alguns deputados e senadores.

Participe de nosso grupo no WhatsApp clicando neste link.

Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link.