STF vai para a guerra e ordenará prisões de golpistas após 7 de setembro

Atualizado em 6 de setembro de 2021 às 16:16
Alexandre de Moraes, do STF, em foto
Alexandre de Moraes. Foto: Reprodução

O STF não baixará a cabeça no caso de tentativa de golpe no dia 7 de setembro. Nos bastidores, o ministros estão fechados na decisão de mandar prender golpistas. Ainda amanhã (07), mandados de prisões poderão ser expedidos em casos extraordinários.

O DCM conversou com interlocutores do Supremo e todos confirmaram que o caminho é esse. Embora Alexandre de Moraes esteja com o protagonismo das prisões, a aprovação é de todos e isso seguirá. O STF não irá se intimidar com tentativa de golpe que possam ocorrer nos desfiles.

Na visão dos ministros, segundo uma fonte, não há risco de Bolsonaro declarar golpe de Estado amanhã. Porém, muita gente acredita que influenciadores e seguidores incentivarão o pedido de impeachment e fechamento do STF. Caso aconteça, a decisão será uma só: quem declarar isso publicamente, enfrentará a prisão.

Leia mais:

1 – Ricardo Barros diz que estará em ato golpista para “autorizar” Bolsonaro

2 – PF cumpre mandado na casa de prefeito flagrado com R$ 500 mil em aeroporto

3 – Polícia Federal abre inquérito para investigar argentinos sob acusação de falsidade ideológica

STF e a Polícia Federal

Nos bastidores, os ministros já articularam com a Polícia Federal para que manifestantes golpistas sejam presos. Alguns poderão ir parar na cadeia em flagrante, mas a ideia é que seja expedido mandados contra influenciadores.

Uma fonte ligada ao gabinete de Moraes afirmou que o ministro estará atento no dia 7. Bolsonaristas influenciadores que usarem microfone ou rede social insurgindo golpe ou fechamento do STF receberá a visita da PF.

Na visão dos ministros, não é possível usar panos quentes para abafar os atos golpistas. Para eles, se isso não for punido severamente agora, é possível que uma bola de neve se crie e o risco de um golpe se tornará real.